Categories: Segurança

Ameaças de e-mail crescem 101%

A Trend Micro detectou e bloqueou, em 2021, mais de 33,6 milhões de ameaças que passaram pelos filtros de e-mail de provedores baseados em nuvem.

O valor representa um aumento de 101% em relação ao ano anterior.

O crescimento mostra que o e-mail continua sendo o principal ponto de invasão dos criminosos cibernéticos.

Os dados fazem parte do relatório do Cloud App Security (CAS), solução da Trend Micro baseada em API que fornece proteção avançada contra ameaças para Microsoft Office 365, Google Workspace e outros serviços em nuvem.

“Temos visto uma evolução na superfície dos ataques corporativos, com inovação nas estratégias adotadas, entretanto a cada ano o e-mail continua representando o maior risco para as organizações”, disse Jon Clay, vice-presidente de inteligência de ameaças da Trend Micro.

A análise revela, ainda, que 16,5 milhões de tentativas de phishing foram detectadas com o avanço do modelo de trabalho híbrido, “o que significa crescimento de 138%”.

Por seu lado, 6,3 milhões de ataques phishing para roubo de credenciais foram bloqueadas e 3,3 milhões de arquivos maliciosos foram detectados, “com crescimento de 134% das ameaças conhecidas e 221% de novos malwares“, refere o relatório.

“Adotar uma abordagem de segurança em plataforma é a melhora maneira de mitigar os riscos e se defender de forma efetiva contra os cibercriminosos, entregando proteção, detecção e resposta conjuntas para e-mails e endpoints”, recomenda Cesar Candido, diretor geral da Trend Micro Brasil.

Embora os casos de ransomware tenham apresentado queda de 43% no ano passado, em comparação com 2020, segundo especialistas isso se deve “ao fato dos ataques estarem mais direcionados, visando o maior lucro possível com o menor esforço”.

Também entra nessa conta “o bloqueio bem-sucedido pela Trend Micro de ferramentas de afiliados de ransomware, como Trickbot e BazarLoader“.

As detecções de Business E-mail Compromise (BEC) também caíram 11%. No entanto, a houve aumento de 83% no bloqueio de ameaças BEC pela ferramenta da Trend Micro que realiza análise do estilo de escrita usando recursos de Inteligência Artificial (IA), o que indica que os golpes estão ficando mais sofisticados.

Claudia Sargento

Recent Posts

Fortaleza é a segunda parada brasileira da Trend Micro

A turnê de 2025 começou em Porto Alegre e vai passar ainda por São Paulo,…

23 horas ago

Elizabeth Bramson-Boudreau é destaque no Febraban Tech 2025

Keynote speakermostrará as tendências em Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Blockchain em evento de…

1 dia ago

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago