A ASOS, popular loja de moda e produtos de beleza no Reino Unido, está experimentando o uso de inteligência artificial para melhorar a experiência dos seus clientes.
Destino para amantes da moda na casa dos 20 anos, a empresa oferece inspiração aos consumidores e ainda os ajuda a encontrar tendências e ofertas adequadas ao seu gosto pessoal.
Para isso, a equipe da ASOS une um catálogo que abrange milhares de produtos através de um vasto motor de recomendações criado no Microsoft Azure.
A ASOS reconheceu uma tripla oportunidade de expandir seu modelo de negócios, com a recente prevalência de plataformas de IA generativas como o ChatGPT, e enriquecer sua infraestrutura de tecnologia para atender às expectativas tecnológicas modernas de seus jovens clientes.
A loja usou o Serviço Azure OpenAI e o fluxo de prompt de IA do Azure com modelos de linguagem ChatGPT para desenvolver e testar rapidamente “uma experiência inédita que ajuda os clientes a descobrir novas aparências”.
Com quase 900 marcas parceiras e próprias, a ASOS tem como objetivo atender a todos os momentos da vida de seus clientes, seja roupas do dia a dia, vestidos de noite, vestidos casuais ou até mesmo produtos para rosto e corpo.
Buscando garantir que cada cliente tenha acesso a uma oferta personalizada, a ASOS investe em soluções digitais que fazem uso de tecnologias emergentes. Nesse caminho, a empresa foi explorar como poderia usar IA generativa para personalizar ainda mais a experiência ASOS.
“Nossos clientes podem usar a pesquisa, a pesquisa visual e a navegação para encontrar nossos produtos, mas queríamos tentar algo que fosse conversacional”, diz Cliff Cohen, diretor de tecnologia da ASOS.
“Trabalhamos em estreita colaboração com a Microsoft no passado e somos pioneiros na adoção de novidades tecnológicas. Então, fazia sentido explorar o uso da tecnologia da Microsoft, juntamente com o conhecimento existente de nossa equipe sobre processamento de linguagem natural, para desenvolver um novo tipo de experiência para envolver os consumidores”, explica o executivo.
A empresa optou por usar o Serviço OpenAI do Microsoft Azure e o fluxo de prompt do Azure AI para criar uma experiência baseada em inteligência artificial com a qual os clientes poderiam interagir assim que chegassem ao site ou aplicativo ASOS.
Um objetivo central da ASOS era criar uma experiência baseada em IA que pudesse fazer curadoria de coleções para cada cliente. A ASOS viu nesse movimento a chance de usar a IA do Azure para lidar com modelos de linguagem ChatGPT em escala — uma tática “que se mostrou essencial para acumular conhecimento sobre as últimas tendências do setor à medida que elas aparecem”.
A equipe da ASOS usou o fluxo de prompt, que faz parte do Azure AI Studio e estava disponível em visualização prévia na época, para explorar opções de IA generativa alimentadas por modelo de linguagem e acelerar o desenvolvimento seguro da solução.
O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…
Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…
Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…
Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.
A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…
Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…