Azure AI Studio faz loja do Reino Unido surpreender os amantes da moda

A ASOS, popular loja de moda e produtos de beleza no Reino Unido, está experimentando o uso de inteligência artificial para melhorar a experiência dos seus clientes.

Destino para amantes da moda na casa dos 20 anos, a empresa oferece inspiração aos consumidores e ainda os ajuda a encontrar tendências e ofertas adequadas ao seu gosto pessoal. 

Para isso, a equipe da ASOS une um catálogo que abrange milhares de produtos através de um vasto motor de recomendações criado no Microsoft Azure.

A ASOS reconheceu uma tripla oportunidade de expandir seu modelo de negócios, com a recente prevalência de plataformas de IA generativas como o ChatGPT, e enriquecer sua infraestrutura de tecnologia para atender às expectativas tecnológicas modernas de seus jovens clientes.

A loja usou o Serviço Azure OpenAI e o fluxo de prompt de IA do Azure com modelos de linguagem ChatGPT para desenvolver e testar rapidamente “uma experiência inédita que ajuda os clientes a descobrir novas aparências”.

Com quase 900 marcas parceiras e próprias, a ASOS tem como objetivo atender a todos os momentos da vida de seus clientes, seja roupas do dia a dia, vestidos de noite, vestidos casuais ou até mesmo produtos para rosto e corpo.

Buscando garantir que cada cliente tenha acesso a uma oferta personalizada, a ASOS investe em soluções digitais que fazem uso de tecnologias emergentes. Nesse caminho, a empresa foi explorar como poderia usar IA generativa para personalizar ainda mais a experiência ASOS.

“Nossos clientes podem usar a pesquisa, a pesquisa visual e a navegação para encontrar nossos produtos, mas queríamos tentar algo que fosse conversacional”, diz Cliff Cohen, diretor de tecnologia da ASOS.

“Trabalhamos em estreita colaboração com a Microsoft no passado e somos pioneiros na adoção de novidades tecnológicas. Então, fazia sentido explorar o uso da tecnologia da Microsoft, juntamente com o conhecimento existente de nossa equipe sobre processamento de linguagem natural, para desenvolver um novo tipo de experiência para envolver os consumidores”, explica o executivo.

A empresa optou por usar o Serviço OpenAI do Microsoft Azure e o fluxo de prompt do Azure AI para criar uma experiência baseada em inteligência artificial com a qual os clientes poderiam interagir assim que chegassem ao site ou aplicativo ASOS.

Um objetivo central da ASOS era criar uma experiência baseada em IA que pudesse fazer curadoria de coleções para cada cliente. A ASOS viu nesse movimento a chance de usar a IA do Azure para lidar com modelos de linguagem ChatGPT em escala — uma tática “que se mostrou essencial para acumular conhecimento sobre as últimas tendências do setor à medida que elas aparecem”.

A equipe da ASOS usou o fluxo de prompt, que faz parte do Azure AI Studio e estava disponível em visualização prévia na época, para explorar opções de IA generativa alimentadas por modelo de linguagem e acelerar o desenvolvimento seguro da solução.

Claudia Sargento

Recent Posts

Telefônica anuncia pagamento de R$200 milhões aos acionistas

Diz a empresa de telecom que terão direito ao recebimento os acionistas com posição em…

4 horas ago

Lojas Milium aceleram sua transformação digital com SAP S/4HANA

Com a nova plataforma pretende-se simplificar rotinas, reduzir atividades operacionais no backoffice e nas lojas,…

7 horas ago

Anatel faz consulta pública sobre Siscomex

Acredita-se que a integração da Anatel ao Siscomex tornará as importações de produtos de telecomunicações…

9 horas ago

MCTI e CBPF inauguram Laboratórios de Quântica e IA

Luciana Santos participou da inauguração das instalações de ponta e do lançamento da nova unidade…

3 dias ago

Apple ajuda a proteger crianças e adolescentes online

Estão incluídas novas formas de gerenciar Conta de Criança e a possibilidade de informar a…

3 dias ago

Oracle anuncia os resultados financeiros do ano fiscal de 2025

As receitas totais do ano fiscal de 2025 cresceram 8% em dólares e 9% em…

3 dias ago