Todos ganham com alianças estratégicas e inovadoras

What is a Brand Discovery ?

Entenda a transformação do conceito de ecossistema na IBM por meio de investimentos e novos formatos de parcerias

Com foco em expandir seu ecossistema com recursos e novas alianças, a IBM busca solidificar suas parcerias no mercado. São diferentes perfis, que vão de empresas de consultoria e telefonia a startups, evidenciando a constante busca da IBM por inovação, não apenas em seu portfólio de produtos, mas também em seu hub de aliados. Na entrevista a seguir, Fabricio Lira, diretor de Ecossistema da IBM Brasil, detalha o que essa mudança significa para a IBM.

 Qual tem sido o objetivo da IBM ao fomentar seu ecossistema de parceiros?

A IBM aumentou significativamente seus investimentos para fomentar parcerias, digamos, “não tradicionais”, como startups, consultorias e empresas de telecomunicações, pois acredita que somente desta forma é possível atender às demandas e às novas exigências do mercado. Percebemos que nossos clientes buscam mais do que inovação e tecnologia. Eles querem relacionamento e conhecimento de seus negócios. Procuram, muitas vezes, cocriar soluções com seus fornecedores e parceiros. Acreditamos que alianças estratégicas e inovadoras trazem benefícios para o mercado, além de aumento do nosso ecossistema, o que resulta em crescimento para todos os envolvidos.

Este incremento no ecossistema está relacionado à transformação digital das companhias e às novas necessidades?

A aceleração da transformação digital trouxe um aumento da expectativa e da exigência do mercado, que passa a esperar velocidade na resposta e busca por soluções customizadas. Há uma nova percepção de valor por parte dos clientes. E, para atender a estas questões, a IBM e seus parceiros tiveram que se adaptar. O objetivo é gerar valor aos clientes, seja por meio de soluções próprias ou de parcerias com empresas que possam complementar e melhorar a experiência do cliente.

E quais novas parcerias exemplificam isso?

A IBM busca o crescimento de seus clientes e de seu ecossistema, oferecendo, por meio de seu portfólio e extenso time técnico, caminhos para um crescimento baseado em inovação. Um exemplo é a colaboração entre a IBM e a Logicalis, com soluções que habilitam a orquestração e o gerenciamento de redes virtuais 5G em um único framework, que pode ser usado em qualquer tipo de nuvem, dentro ou fora das instalações da empresa.

A IBM também está envolvida em programas de cocriação. Fale um pouco sobre as soluções criadas, quais segmentos elas atendem e que nichos endereçam.

Nossos programas de cocriação contemplam diversas indústrias e soluções, com grande foco em cloud híbrida e inteligência artificial. Temos diferentes níveis de parceria de acordo com a maturidade da empresa participante do programa. Conforme a obtenção de novas competências e certificações, novos benefícios são desbloqueados. Um grande exemplo é a solução dWallet, da Drumwave, que integrou sua carteira de dados à plataforma IBM Cloud. A carteira é composta por uma combinação de interfaces de programação de aplicação (APIs) e um software que gerencia as transações. Ao ser somada aos outros produtos e serviços, o objetivo é qualificar e precificar os dados, para que as empresas consigam utilizar as informações necessárias para criar experiências personalizadas enquanto o usuário obtém ganhos financeiros.

Poderia dar exemplos de como o ecossistema de parceiros da IBM se transformou? Quantos parceiros eram e quantos são agora; áreas de atuação etc.?

Assim como o mercado de tecnologia se transformou, demandando novas soluções e inovação aplicada ao negócio, o ecossistema da IBM também se transformou, trazendo a bordo parceiros que além de comercializarem nossos produtos, também são capazes de usar nossa tecnologia para desenvolver seus próprios produtos ou serviços. Além disso, também apoiamos scale-ups e integradores através de nosso programa de inovação aberta, o IBM Open Ventures. Dessa forma, levamos a tecnologia e inovação da a IBM ao mercado, aos clientes de todas as indústrias e as startups.

Nos médio e longo prazos, o que a IBM espera do novo ecossistema de parceiros? Como esta nova configuração pode impulsionar a companhia? E em qual direção?

Na IBM, parceiros e IBMistas (como chamamos nossos colaboradores) são considerados um único time. Vamos continuar investindo na experiência de nossos parceiros para ser cada vez mais essencial ao negócio deles. Esse é nosso motor de crescimento. Para isso, aumentamos nosso time técnico que suporta o ecossistema em 35% e construímos uma nova experiência digital com nosso Portal de Parceiros. Esse trabalho resultou em um direcionamento de mais de 7.000 oportunidade de negócios avaliadas em mais de US$ 500 milhões em todo o mundo. Continuaremos a fazer investimentos para que juntos, como uma única equipe, possamos atingir nossa meta de dobrar a receita por meio do IBM Ecosystem nos próximos 3 a 5 anos.

Já é possível falar em impactos e benefícios para os clientes, reflexos do novo ecossistema de parceiros? Quais são eles? 

Sim, diversos clientes foram beneficiados a partir da utilização de soluções desenvolvidas e cocriadas com nossos parceiros comerciais. Um exemplo é a Stefanini Rafael, uma empresa de segurança do grupo Stefanini, que possui um Centro de Operações de Segurança (SOC) com tecnologia IBM embarcada, o QRadar. Essa solução conjunta proporcionou a criação de um serviço robusto para a gestão de incidentes e prevenção de ameaças. Outro exemplo pode ser observado com a BP Bunge Bioenergia, empresa formada pela joint venture das operações de açúcar e álcool da BP e da Bunge. A empresa está trabalhando com a Build IT Solutions, uma parceira comercial da IBM no Brasil, para implementar o IBM Environmental Intelligence Suite (EIS), uma solução da IBM orientada por IA para analisar e acessar dados climáticos em um único local, com o objetivo de estimar tendências de produtividade e melhorar a precisão da modelagem de safras de cana-de-açúcar para o departamento comercial da organização.

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