Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial para profissionais do Ensino Fundamental.
A Microsoft e a Nova Escola anunciaram uma colaboração para capacitar professores do Ensino Fundamental, de redes públicas e privadas, no uso prático, ético e responsável da Inteligência Artificial (IA) na educação.
A iniciativa, intitulada “Professores do Futuro”, visa integrar a IA ao cotidiano escolar, promovendo o desenvolvimento de competências digitais para educadores e estudantes com o objetivo de prepará-los para os desafios e oportunidades da sociedade contemporânea.
O objetivo é formar, pelo menos, 10 mil professores por meio do curso de capacitação e impactar 60 mil em suas práticas pedagógicas, seja pela utilização dos planos de aula ou pelo acesso aos conteúdos disponibilizados.
A Nova Escola e a Microsoft produziram 10 planos de aula sobre IA, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Esses planos visam a capacitação dos estudantes para compreender e interagir com tecnologias de IA de maneira crítica e criativa, explorando conceitos de programação e ética digital. Os planos irão apoiar o professor a planejar uma aula que utilize a IA como apoio no aprendizado em diversas áreas do conhecimento como ciências, matemática e português.
A iniciativa Professores do Futuro também inclui o curso “Inteligência Artificial para Professores”, que é composto por 10 horas de formação e aborda o que é IA, sua trajetória de desenvolvimento ao longo da história, sua aplicação na educação, e aspectos éticos e sociais essenciais para seu uso responsável.
Os professores aprenderão a utilizar a tecnologia como ferramenta de apoio ao ensino, sem substituir o papel fundamental do educador, que na era da IA tem um papel ainda mais importante na construção do pensamento crítico dos alunos. O treinamento está disponível na Plataforma da Nova Escola.
Os professores já estão aplicando os conhecimentos em sala de aula. Ana Elicker, que leciona Língua Portuguesa e Inglesa em uma escola municipal da rede pública no município de Rolante, no Rio Grande do Sul, conta que começou a utilizar a tecnologia em sala de aula em 2017 para diminuir o distanciamento dos alunos e aprimorar suas aulas.
Hoje, a educadora também aplica a IA no aprendizado. “Em uma aula de Português com a turma do 9º ano, testamos elementos básicos e eficientes para um comando no Copilot. Utilizo IA, inclusive, para fazer meus planos de aula, e deixo a solução ativada perguntas diversas e aleatórias na aula. Os alunos acham incrível e, por meio da cooperação, todos se envolvem. Outro ponto fundamental que incorporo ao meu trabalho é orientar o uso seguro e responsável de forma ética e eficaz. Somos todos responsáveis”, diz Ana.
Ao longo dos conteúdos produzidos – planos de aula e cursos com vídeo aulas – são apresentadas diversas ferramentas e recursos da Microsoft.
Entre elas, tutoriais sobre o uso do Copilot e boas práticas, como a explanação de lógicas e conceitos de interação com a IA por meio de linguagem natural e a construção de prompts (comandos para a IA) estruturados.
Essas soluções são apresentadas de forma abrangente e inspiradora, com o objetivo de empoderar os professores e incentivá-los a explorar as inúmeras possibilidades de aplicação da IA no contexto educacional.
Isso inclui a elaboração de atividades didáticas, a criação de planos de aula, a geração de imagens e a simplificação de processos, promovendo economia de tempo e eficiência.
Segundo Ana Ligia Scachetti, CEO da Nova Escola, a iniciativa atende a uma demanda de interesse crescente dos professores sobre Inteligência Artificial e como fazer um bom uso dela em seu planejamento e sala de aula.
“Com a Microsoft, nós conseguimos apoiar os professores para que eles entendessem como usar a inteligência artificial, desde a sensibilização com a campanha em parceria com o Marcelo Tas até ferramentas práticas nos planos de aula”, aponta Ana Ligia.