O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participou, em Braga, Portugal, do 1º Encontro Luso-Brasileiro sobre Nanociências e Nanotecnologias.
O evento, feito em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, é fruto da visita da comitiva presidencial ao país em abril. A delegação brasileira é composta por representantes do MCTI e pesquisadores nacionais.
O objetivo do evento é apresentar as iniciativas desenvolvidas pelos dois países em temas como Micro e Nanoeletrônica e Optoeletrônica (IOT, digitalização industrial, novos materiais 2D); Meio Ambiente (água, ar, solos); Saúde (nanotecnologia em diagnóstico e terapias); Indústria alimentar (segurança alimentar, processamento de novos alimentos) e Energia (baterias, PV), além de debater como intensificar as cooperações entre Brasil e Portugal em nanociências, nanotecnologias e tecnologias quânticas.
O evento é sediado no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL). A participação brasileira tem o auxílio da Embaixada do Brasil em Portugal.
Em Lisboa, a delegação brasileira também participa, a partir de quarta-feira, de uma série de visitas a institutos de pesquisa portugueses com atuação em nanotecnologia.
A turnê de 2025 começou em Porto Alegre e vai passar ainda por São Paulo,…
Keynote speakermostrará as tendências em Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Blockchain em evento de…
O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…
Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…
Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…
Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.