Categories: e-Commercee-Marketing

Brasileiros querem experiência omnichannel nessas festas

Um novo estudo de pesquisa de consumo da Oracle Retail revelou que os consumidores no Brasil estão optando por voltar às lojas, mas esperam um atendimento omnicanal dos varejistas que garanta a disponibilidade do produto que procuram e sua entrega no prazo pelo caminho que for mais conveniente.

20% das pessoas dizem que itens fora de estoque seriam uma experiência ruim, seja na loja ou online, e 53% disseram que a velocidade de entrega costuma ser um fator determinante na escolha de um vendedor ou outro.

Já 71% estariam dispostos a pagar mais por entrega acelerada ou garantida.

“Trata-se de fornecer o que chamamos de experiência de corredor infinito; isso pode significar, por exemplo, ajudar um cliente na loja a encontrar um item on-line e entregá-lo em sua casa ou fornecer aos compradores on-line uma visão precisa da disponibilidade do produto em sua localização física mais próxima”, comenta Pablo Verrastro, Diretor Sênior de Vendas de Aplicações de Varejo da Oracle Latin America.

“Mais do que melhores práticas, hoje falamos sobre as próximas práticas, e nesse quadro as propostas phygital estão cada vez mais populares justamente porque combinar o melhor de todos os mundos face à necessidade de hoje”, acrescentou ainda.

A pesquisa entrevistou 8.107 consumidores por todo mundo, distribuídos em 11 países diferentes no final de setembro de 2022, incluindo 500 pessoas no Brasil.

Com as restrições amplamente levantadas, as pessoas estão voltando às lojas para fazer compras de fim de ano, mas as expectativas de disponibilidade de estoque permanecem altas.

  • 32% das pessoas planejam comprar presencialmente nas lojas e 24% tanto na loja, quanto online
  • 20% das pessoas afirmaram que seria uma experiência ruim não ter o produto em estoque
  • 24% afirmaram que trocariam de loja caso não houvesse estoque disponível

Já a entrega em domicílio (50%) ainda é de longe o método mais popular de coleta de itens comprados online, em comparação com a retirada pessoal sem contato (20%) ou retirada na loja (18%) .

Isso cria urgência para os varejistas para garantirem que os presentes sejam entregues no prazo, proporcionando uma transparência clara ao longo do caminho. Na verdade, 71% dos consumidores disseram nesse estudo que receber rastreamento granular sobre o paradeiro de sua compra é importante.

Claudia Sargento

Recent Posts

Oracle Database@AWS já está disponível

Os clientes agora podem usar o Oracle Database@AWS nas regiões da AWS na Virgínia do…

6 horas ago

Larco anuncia entrada da companhia em ambiente de produção com sistema SAP

A jornada de implementações do Projeto LarcoTech marca um novo capítulo na história da distribuidora…

6 horas ago

Anatel desativa quinta “ERB Fake” em São Paulo

Equipamento era usado para aplicação de golpes por meio do envio de SMS fraudulentos.

14 horas ago

Vivo garante R$ 330 milhões em JCP

O pagamento aos acionistas será realizado até o final de abril do próximo ano, mas…

1 dia ago

Núcleo lança mecanismo de busca com IA focado em leis brasileiras

Além de open source, ferramenta disponibiliza um banco de dados com todas as legislações federais…

1 dia ago

Leonardo Santos é o novo CTO da Delfia

Executivo com passagens por Dock, banQi e Zoop assume também a vertical de Novos Negócios…

2 dias ago