Centro de Liderança Pública e Microsoft criam guia de IA

Em parceria com a Microsoft Brasil, o Centro de Liderança Pública (CLP) desenvolveu um guia para a criação de ferramentas de inteligência artificial na gestão pública.

O material foi lançado durante o 127º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, realizado em Maceió/AL.

A IA oferece uma ampla possibilidade de aplicações no setor público, desde a saúde à segurança, promovendo melhorias na eficiência, na tomada de decisões e reformulando a maneira como os governos operam e interagem com os cidadãos.

“É fundamental que os servidores públicos estejam adequadamente orientados para garantir o uso ético, transparente e benéfico da inteligência artificial”, afirma o diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros.

O guia do CLP e Microsoft utiliza como base o NIST AI 100-1 Artificial Intelligence Risk Management Framework (AI RMF 1.0), ou Estrutura de Gestão de Risco de inteligência artificial, documento desenvolvido pelo National Institute of Standards and Technology (NIST) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

“É um documento que ultrapassa fronteiras e serve como mapa para organizações do mundo todo ao solidificar uma linguagem e metodologia comuns na gestão de riscos relacionados à IA”, explica Barros.

Segundo ele, o Brasil ainda tem muito a avançar no tema, principalmente no pilar de políticas públicas e regulação de IA na gestão governamental.

O ranking dos países mais desenvolvidos em inteligência artificial, lançado pelo site britânico Tortoise Media, analisou mais de 140 indicadores de 62 países e classificou o Brasil na 35ª posição – atrás de países como República Tcheca, Malta e Arábia Saudita, mas à frente de nações como Nova Zelândia, Hungria e Turquia.

“A iniciativa do guia de IA para gestores públicos é muito importante para que o setor acompanhe e, também, possa usufruir dos impactos positivos que a tecnologia já está trazendo para a sociedade. A inteligência artificial tem potencial para beneficiar a economia e a sociedade de forma geral, trazendo mais eficiência na entrega de serviços à população”, afirmou Ronan Damasco, diretor de Tecnologia da Microsoft Brasil.

Claudia Sargento

Recent Posts

GIC Brasil anuncia contratação de Carlos Aguiar como COO

O novo responsável assume funções com o objetivo de impulsionar estratégias e acelerar o crescimento…

7 horas ago

FEBRABAN TECH 2024 debate visão do futuro dos bancos em cibersegurança

Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, tema foi apontado como prioridade estratégica para 100%…

8 horas ago

Investir em outsourcing de TI: vantagens e caminhos

Hoje, mais do que nunca, é evidente que a tecnologia é a espinha dorsal de…

11 horas ago

Veloe lança projeto de IA

A solução já possibilitou a redução do tempo necessário para operacionalizar processos internos na Veloe…

15 horas ago

CISP se moderniza com IBM Cloud

A empresa tem acesso a mais informações disponíveis para suporte aos seus clientes e maior…

1 dia ago

FCamara procura impulsionar inovação em grandes empresas

Nova abordagem é direcionada a companhias que almejam gerar mais oportunidades de negócios.

1 dia ago