ChatGPT: 95% dos consumidores utilizam pelo menos uma vez na semana

Com o avanço das discussões sobre Inteligência Artificial (IA) e as novas ferramentas digitais, o ChatGPT parecia ter perdido espaço nas discussões.

Entretanto, segundo pesquisa “A Inteligência Artificial e a Relação entre Pessoas e Marcas” realizada com 1.722 consumidores brasileiros pela Ecglobal, empresa do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, a ferramenta se tornou, na verdade, parte do dia a dia das pessoas, com 95% dos entrevistados utilizando a aplicação ao menos uma vez por semana.

Segundo dados da Semrush, o Brasil é o 5º colocado no ranking de países que mais acessam a ferramenta (web), que contabilizou 863 milhões de acessos globalmente também em janeiro deste ano.

A Ecglobal realizou o estudo para validar as evidências de uso do ChatGPT por parte dos brasileiros.

Olhando para as possibilidades relacionadas à IA e os pontos de conexão entre marcas e consumidores, a Ecglobal buscou validar a forma como os usuários brasileiros estão usando os recursos conversacionais do ChatGPT e como eles influem para a tomada de decisão de compra, incluindo as percepções sobre inteligência artificial e uso de outras ferramentas digitais, com insights acionáveis direcionados para as marcas que se preocupam em acompanhar os novos comportamentos do consumidor.

Na fase quantitativa da pesquisa, que envolveu 1.722 brasileiros, foi constatado que 65% das pessoas já conheciam o ChatGPT e 30% destes conhecedores já usaram, no mínimo, uma vez.

Dentre os respondentes, 42% pertencem a geração Y e 39% à geração X. Entre as pessoas que declararam usar a ferramenta fornecida pela OpenAI, 15% relataram utilizá-lo diariamente, enquanto 51% utilizam de 2 a 5 vezes na semana e 29% pelo menos uma vez por semana.

Quanto às atividades de rotina constatou-se, em pergunta de múltipla escolha, que 58% dos usuários acessam para atividades relacionadas ao trabalho. Já 56% dos entrevistados afirmaram usar o ChatGPT para estudos e 47% para atividades de lazer e entretenimento.

Durante a parte qualitativa do estudo, a empresa aprofundou a discussão para entender como as pessoas têm se apoiado na ferramenta para tomar decisões de compra, explorando sobre as possibilidades de aplicação destas novas tecnologias de Inteligência Artificial para as marcas que buscam aprimorar os recursos oferecidos ao consumidor da era digital.

Foi detectado que, apesar do conhecimento crescente sobre a ferramenta, ainda existe desconforto com relação à autenticidade das informações fornecidas pelo ChatGPT para a tomada de decisão na jornada de compra.

Claudia Sargento

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