Conheça tendencias do SEO para 2024

Resposta de IA tende a ganhar espaço no resultado orgânico da página de busca, assim como no comportamento digital do consumidor.

Com tantas novidades no horizonte, para onde vai à área de otimização de posicionamento de busca orgânica, SEO na sigla em inglês?

Essa indagação uniu a Cadastra e a Similarweb na produção do relatório “O Futuro da Busca”.

A partir de estudos e dados de profissionais de ambas as organizações, o relatório aponta a rápida ascensão da Inteligência Artificial (IA) na área, as mudanças recentes no comportamento digital dos consumidores e nas políticas e funcionalidades dos buscadores, o que impacta diretamente as estratégias das marcas e a consolidação de novos espaços de pesquisa.

O relatório traz que, embora o recurso já estivesse em alta em ambientes corporativos e técnicos há alguns anos, a “virada de mesa” do IA chegou com o lançamento para pessoas físicas do ChatGPT.

O público brasileiro reagiu rápido com o registro de 375,8 milhões de acessos entre novembro de 2022 e agosto de 2023. A média de usuários únicos por mês foi de 5,2 milhões, com tempo médio de navegação no Brasil de 11 minutos, versus uma média global de oito, segundo dados da Similarweb.

A resposta do Google veio em seguida com o lançamento do Bard (mecanismo de IA generativa que recebe em média 5,7 milhões de novos usuários/mês), mas, em paralelo, a plataforma já vinha agregando essa tecnologia a seu buscador desde 2015 (RankBrain), até, em 2021, o lançamento do MUM – Multitask Unified Modal, recurso mais sofisticado para compreensão de linguagem e informações em múltiplos formatos incluindo imagens.

A última novidade, ainda em teste nos EUA, no Japão e na Índia, é o Search Generative Experience (SGE), com resultados gerados por IA diretamente no resultado da página de busca, ou seja, além dos tradicionais links e outros conteúdos da pesquisa, aparece em destaque a resposta curta sugerida pela IA.

Até o momento, os usuários têm reportado uma experiência positiva com o SGE, principalmente em temas complexos.

“Assim como em outros mercados, a IA terá grande impacto no SEO, mas entendemos que haverá uma fusão destes recursos, até porque estudos já apontam que as respostas automatizadas têm mais credibilidade quando vêm acompanhadas de links e fontes das informações que apresentam. E, como vimos em outras ondas, o brasileiro tem tudo para ser um dos pioneiros nesta área”, afirma Letícia Bernardino, gerente e associate partner da Cadastra e uma das responsáveis pelo relatório.

“Certamente o lançamento do ChatGPT suscitou um interesse marcante no cenário brasileiro. Os indicadores de usabilidade da plataforma corroboram sua notável aceitação e implementação. Será intrigante observar se a população brasileira assimilará a utilização desta ferramenta em seu cotidiano, além do entusiasmo inicial após o lançamento da ferramenta”, completa Vicky Almeida, Insights Leader LATAM da Similarweb.