Defesa Civil alerta para desastres pelo WhatsApp

Avisos sobre riscos e dicas de autoproteção podem ser enviados desde sábado.

Desde esse sábado que a Defesa Civil passa a compartilhar alertas de desastres naturais para a população diretamente da sua conta oficial no WhatsApp, aplicativo presente em mais de 120 milhões de celulares no Brasil.

O envio de mensagens poderá ser realizado pelas defesas civis estaduais e municipais de todo o país por meio da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), gerida pela Defesa Civil Nacional.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional, o WhatsApp, plataforma de mensageria privada que pertence à Meta, e a Robbu, empresa especializada em soluções de automação de comunicações.

Atualmente, a população brasileira já recebe alertas de desastres por outros meios, inclusive SMS, Telegram, TV por assinatura e, também, pelo Google.

O envio dos alertas aos cidadãos tem como objetivo desenvolver a percepção de risco pela população e, consequentemente, prevenir ocorrências graves.

Em casos de alagamentos, por exemplo, “dicas simples podem evitar acidentes e reduzir danos materiais”.

Para aumentar o alcance da nova ferramenta, toda a base de cadastro da Defesa Civil para envio dos alertas por SMS – estimada em 10 milhões de usuários – vai receber uma mensagem com o convite para o cadastro para receber, também, pelo aplicativo.

O envio de alertas por WhatsApp é realizado por meio da Plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), mantida e gerida pela Defesa Civil Nacional.

*Foto MDR