Categories: GestãoSkills

Dia do Programador: Oracle celebra com 5 mil vagas do programa ONE

Neste 256º dia do ano, 13 de setembro, foi comemorado o Dia do Programador e da Programadora, profissional que desenvolve soluções fundamentais na vida das pessoas e empresas.

A data representa as várias possibilidades diferentes que podem ser representadas por um byte de 8 bits.

A área de programação é uma das mais aquecidas do mercado. Por estar em constante crescimento, a demanda por profissionais no setor só aumenta.

Esta já é tida como a ‘profissão do futuro’. Sabendo disso, a Oracle desenvolveu um programa com objetivo social, o ONE (Oracle Next Education), que há 4 anos vem promovendo capacitação em tecnologia e conexão de milhares de pessoas com o mercado de trabalho.

Por outro lado, a Gerando Falcões, uma ONG de desenvolvimento social que trabalha com iniciativas para entregar serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em mais de 5 mil favelas no país, lançou o projeto ‘Inclusão Produtiva’, que tem como objetivo de apoiar jovens e adultos em oportunidades de geração de renda.

A fim de unir seus esforços, a Oracle, através do ONE, e a Gerando Falcões, através do Inclusão Produtiva, estão formando uma turma para que 5 mil pessoas que fazem parte do ecossistema da GF estudem tecnologia de forma 100% online e gratuita, e depois de formadas, tenham a oportunidade de se conectar com o mercado de trabalho através de empresas parceiras.

“Entender que a falta de profissionais na área de tecnologia é uma consequência de uma sociedade desigual é o primeiro passo para combater a falta de acesso à educação e qualificação especializada no tema. Em parceria com a Oracle, temos conseguido proporcionar oportunidades de aprendizado em tecnologia para jovens que não teriam condições de pagar um curso, cujo custo médio é de R$10.000”, afirma Amanda Boliarini, Cofundadora e Tech Lead na Gerando Falcões.

Segundo Alexandre Maioral, presidente de Oracle Brasil, “já são mais de 80 mil alunos ativos em nosso programa, mais de 59 mil pessoas formadas em programação e cerca de 10 mil pessoas contratadas, o que corresponde ao impacto de 80 milhões de dólares em salários por ano. Agora, com a turma dedicada ao projeto Inclusão Produtiva, entregaremos mais uma ação positiva para a sociedade, que é fruto de uma parceria de longa data entre a Oracle e a Gerando Falcões, na qual somos parceiros na educação e aliados na tecnologia”.

Para fazer parte dessa transformação, empresas do país inteiro podem oferecer vagas na área de tecnologia e contratar os alunos do programa.

Claudia Sargento

Recent Posts

Fortaleza é a segunda parada brasileira da Trend Micro

A turnê de 2025 começou em Porto Alegre e vai passar ainda por São Paulo,…

22 horas ago

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago