A IBM e o Centro Marshall de Voos Espaciais da NASA estão anunciando uma colaboração para utilizar a tecnologia de inteligência artificial (IA) da IBM para descobrir novas perspetivas a partir do enorme volume de dados científicos geoespaciais e da Terra da NASA.
O trabalho conjunto aplicará tecnologia de modelo fundacional de IA aos dados de satélite de observação da Terra da NASA.
Os modelos fundacionais são tipos de modelos de IA que são treinados num amplo conjunto de dados não etiquetados que podem ser utilizados para diferentes tarefas ou que podem aplicar informação sobre uma situação a outra.
Estes modelos têm avançado rapidamente no campo da tecnologia de processamento de linguagem natural (PLN) nos últimos cinco anos, e a IBM está trabalhando em aplicações de modelos fundacionais que vão além da linguagem.
A IBM e a NASA estão planeando ainda desenvolver várias tecnologias novas para extrair informação das observações da Terra. Um projeto irá treinar um modelo de base de inteligência geoespacial da IBM com base num conjunto de dados Harmonized Landsat Sentinel-2 (HLS) da NASA.
Ao analisar os petabytes de dados de satélite para identificar alterações na pegada geográfica de fenómenos tais como desastres naturais, rendimentos cíclicos de colheitas e habitats de vida selvagem, esta tecnologia de modelo fundacional “ajudará os investigadores a fazer uma análise crítica dos sistemas ambientais do nosso planeta”.
A turnê de 2025 começou em Porto Alegre e vai passar ainda por São Paulo,…
Keynote speakermostrará as tendências em Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Blockchain em evento de…
O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…
Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…
Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…
Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.