IBM leva comentários com IA Generativa a Wimbledon

IBM AI Draw Analysis cria uma nova estatística para o jogo de tênis, oferecendo insights sobre o potencial desempenho de um tenista ao longo de todo o torneio.

A IBM e a The All England Lawn Tennis Club anunciaram novos recursos para a experiência digital de fãs de Wimbledon, lançada no Torneio deste ano.

Entre essas, contam-se um novo recurso de Inteligência Artificial (IA), que aproveita a tecnologia de IA generativa a partir do  IBMwatsonx e que produzirá comentários de tênis para todos os pacotes de vídeos em destaque durante Wimbledon.

Pela primeira vez no jogo de tênis, o recurso IBM AI Draw Analysis “também proporcionará uma nova estatística para definir o quão o trajeto para a final pode ser favorável para cada jogador a partir do sorteio da chave de simples”.

Os novos recursos se expandem no conjunto de ferramentas digitais para os fãs no App Wimbledon e no site do torneio.

Eles são os exemplos mais recentes de como a IBM e Wimbledon “estão usando a tecnologia para ajudar os fãs a se engajarem com o torneio em um nível mais profundo”.

O novo recurso de AI Commentary permitirá que os fãs assistam aos vídeos em destaque das partidas com comentários em áudio de momentos-chave, juntamente com legendas que podem ser ativadas ou desativadas.

A ferramenta foi projetada para dar aos fãs “uma experiência mais perspicaz ao se atualizarem sobre os highlights das partidas com vídeos de destaques no App de Wimbledon e no site”.

Este lançamento é um passo para tornar comentários disponíveis “de forma empolgante para partidas fora do Wimbledon’s Show Courts, que já têm comentários ao vivo”.

Para desenvolver o novo recurso, especialistas do IBM iX, parceiro de experiência de design de IBM Consulting, trabalharam com o The All England Club para alavancar modelos fundacionais a partir do watsonX, a nova plataforma de IA e dados corporativos da IBM, para treinar a IA na linguagem única do tênis.

Outro novo recurso que a IBM apresenta este ano é o IBM AI Draw Analysis, a primeira estatística desse tipo no jogo de tênis, que usa IA para definir o quão favorável o trajeto para a final pode ser para cada jogador desde o momento do sorteio da chave de simples.