O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promoveu encontro com servidores para debater as diretrizes da Nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2023 a 2030.
A portaria com as diretrizes foi publicada no Diário Oficial da União em 10 de maio. Ao abrir o evento, a ministra Luciana Santos defendeu a ciência como pilar de desenvolvimento.
“A ciência existe para o enfrentamento dos desafios brasileiros, que passam pela reindustrialização, fome, desigualdades sociais e diminuição da dependência externa. A ciência colabora com soluções”, afirmou. “E vocês, servidores, são a proteção de uma política mais permanente, que não fica vulnerável e protege o interesse público”, acrescentou.
A ministra ressaltou que as diretrizes vão nortear o debate no MCTI e com a comunidade científica e acadêmica, setor produtivo e demais atores da sociedade civil que terão assento no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.
“Nosso objetivo é promover o alinhamento institucional de todos os órgãos que integram o Ministério com foco em programas e projetos estruturantes que alavanquem o desenvolvimento econômico e social do País”, acrescentou a Ministra.
Já o secretário-executivo Luís Fernandes explicou que as diretrizes estão organizadas em torno de quatro eixos estruturantes. São eles: recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
Os servidores apresentaram algumas sugestões, como a ampliação da participação social, impulsionar as startups e a aproximação da academia do empreendedorismo.
A turnê de 2025 começou em Porto Alegre e vai passar ainda por São Paulo,…
O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…
Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…
Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…
Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.
A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…