Plano Brasileiro de IA é destaque no Startup Summit
No evento, secretário do MCTI apresentou ações do plano que prevê R$ 23 bilhões de investimentos em quatro anos e vai nortear o desenvolvimento do setor no Brasil.
O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028, elaborado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), teve destaque na programação do Startup Summit 2024.
A iniciativa do governo federal foi apresentada pelo secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do MCTI, Henrique Miguel.
“A IA traz uma nova oportunidade para todos nós. Esse é o ponto. Então, há necessidade de se despertar, formar, capacitar, requalificar, treinar pessoas como nunca se fez antes”, afirmou o secretário do MCTI.
Para Henrique Miguel, o Brasil precisa estar preparado para acompanhar as transformações provocadas pela inteligência artificial e ampliar os investimentos nessa área.
O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial tem como objetivo nortear o desenvolvimento e a aplicação ética e sustentável da IA no Brasil nos próximos quatro anos.
O plano aborda diretrizes para pesquisa e desenvolvimento e a regulamentação de práticas que garantam a segurança e a privacidade dos cidadãos.
O investimento previsto é de R$ 23 bilhões.
O secretário da SETAD defendeu que boa parte dos recursos deverá ser utilizada na formação em IA para milhões de pessoas no país.
“Não estamos falando aqui em formar 5 mil, 10 mil, 20 mil doutores. Nós estamos falando realmente de treinar e requalificar milhões de pessoas, exatamente para suprir a nossa distância de outros países que estão em estágio mais avançado”, acrescentou.