Estudantes e pesquisadores têm até o dia 15 de outubro para se inscrever no Prêmio Jovem Cientista, que neste ano traz o tema “Conectividade e Inclusão Digital”.
Retomado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no ano passado, após ter sido descontinuado em 2019, o prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM), e conta com o apoio da Editora Globo e Canal Futura como parceiros de mídia. Este ano marca também a entrada da Shell como patrocinadora.
O objetivo do prêmio é incentivar jovens pesquisadores a se debruçarem sobre os desafios e oportunidades do mundo digital conectado.
Os projetos devem abordar desde o uso da inteligência artificial para questões de saúde pública, educação e sustentabilidade, até discussões filosóficas sobre a ética na era da realidade virtual.
As inscrições podem ser feitas no site jovemcientista.cnpq.br, e os prêmios incluem laptops, bolsas do CNPq e valores que variam de R$ 12 mil a R$ 40 mil.
Ao longo de sua história, o Prêmio Jovem Cientista já premiou 194 pesquisadores e 21 instituições de ensino.
Para o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, “o Prêmio Jovem Cientista dá uma contribuição muito importante para a ciência brasileira ao levar o pensar científico para meninas e meninos ainda no período escolar e incentivar jovens no início da carreira”.
Galvão ressalta, ainda, que “sempre com temáticas relevantes para o país, o prêmio tem contribuído, ao longo de mais de 40 anos, para a descoberta e a divulgação de pesquisas inovadoras para as grandes questões da sociedade brasileira como o tema desta 30ª edição, Conectividade e Inclusão Digital”.
A turnê de 2025 começou em Porto Alegre e vai passar ainda por São Paulo,…
O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…
Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…
Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…
Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.
A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…