Presidente da Anatel aponta desequilíbrios no ecossistema digital

Carlos Baigorri afirma que as relações entre empresas de telecomunicações, plataformas digitais e consumidores precisam ser reequilibradas.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Carlos Baigorri, disse que há necessidade de se discutir as relações entre empresas de telecomunicações, plataformas digitais e consumidores em busca de um reequilíbrio do ecossistema digital.

A declaração foi feita em São Paulo, na abertura do Painel Telebrasil Innovation 2023.

Baigorri disse ser fundamental que se perceba que, no ecossistema digital, todos os elementos precisam ser sustentáveis e que todos eles são relevantes.

Destacou que as empresas de telecomunicações são essenciais para prestação dos serviços ofertados pelas plataformas digitais e que, por sua vez, sem as empresas de telecom as plataformas não funcionariam.

Por outro lado, enfatizou, sem as plataformas as empresas de telecomunicações não teriam a mesma demanda que têm hoje. E afirmou que tanto as plataformas quanto as empresas de telecomunicações precisam do consumidor.

Na sua avaliação, hoje esse ecossistema digital não está equilibrado: “Nós temos reclamações do setor de telecomunicações, tanto dos grandes quanto dos pequenos, que fazem pesados investimentos nas suas redes, sejam redes de 4G, 5G, redes de fibra óptica, e veem praticamente toda a banda, todo o tráfego, sendo ocupado por um pequeno punhado de empresas de internet que, no final do dia, são as que auferem grande parte da renda gerada por esse ecossistema.”

Segundo Baigorri, hoje o Brasil apresenta uma característica: grande parte da população ainda usa o modelo de serviço móvel pré-pago, em que há uma limitação no pacote de dados.

Mencionou uma pesquisa recente do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) que apontou que, em média, uma semana por mês os usuários do pré-pago ficam sem acesso pleno à internet porque o seu pacote de dados acaba.

Acrescentou que mais de 40% dos pacotes de dados são consumidos por material publicitário: “Quando se entra num site a aparece um autoplay de um vídeo, um banner muito pesado, aquilo está consumindo a franquia de dados dos usuários.”

Imagem: Anatel