SAP potencializa a inteligência artificial Joule

A SAP SE anunciou inovações em inteligência artificial (IA) baseadas em uma infraestrutura tecnológica que impulsiona 87% do comércio global, colocando sua IA generativa, Joule, no centro de uma nova abordagem de fazer negócios.

Durante a conferência anual SAP TechEd, a SAP revelou capacidades adicionais que complementam e ampliam a Joule, incluindo agentes de IA colaborativos dotados de habilidades personalizadas para realizar tarefas complexas e interdisciplinares.

Entre as inovações destaca-se o SAP Knowledge Graph, uma solução de próxima geração “que permite aos desenvolvedores extraírem o máximo de valor dos dados da SAP, conectando-os a um rico contexto de negócios”.

Além disso, novas ferramentas foram apresentadas para garantir que os desenvolvedores continuem a impulsionar a inovação em IA empresarial.

“A SAP é o parceiro em que o mundo da inovação confia para gerar resultados reais. Os avanços de hoje ajudam nossos clientes a aproveitar o poder da IA e dos dados para catalisar o crescimento”, disse Muhammad Alam, membro do Conselho Executivo da SAP SE e engenheiro de produtos da SAP.

Com o primeiro ano da Joule se aproximando, a SAP apresenta novas funcionalidades que ampliam sua atuação, suportando 80% das tarefas de negócios mais utilizadas na plataforma.

Os sistemas colaborativos multiagente implementarão agentes de IA especializados para resolver tarefas específicas, promovendo a colaboração em fluxos de trabalho complexos e permitindo que as organizações aumentem a produtividade ao eliminar silos.

As inovações em IA da SAP também se baseiam na expertise da empresa em dados empresariais.

A nova solução SAP Knowledge Graph, acessível por meio do SAP Datasphere e da Joule no primeiro trimestre de 2025, proporcionará aos usuários “uma compreensão mais profunda do negócio ao mapear relações e contextos em todo o ambiente de dados da SAP”.

Ao oferecer relacionamentos prontos entre instituições, como pedidos de compra, faturas e clientes, o SAP Knowledge Graph fundamenta a IA em semânticas de negócios específicas da SAP, “o que reduz o risco de resultados imprecisos ou irrelevantes e torna mais fácil para as organizações construir aplicações inteligentes e aproveitar a IA generativa de forma mais eficaz”.

Claudia Sargento

Recent Posts

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago

Anatel prorroga prazo de inscrição para o P@ed

Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…

1 semana ago