SAP realiza seu primeiro Torneio de Inovação no Brasil

A SAP realizou, durante o SAP NOW Brasil 2024, o primeiro Torneio de Inovação organizado pela empresa no país.

Em um formato similar a um “Shark Tank reverso”, quatro grandes empresas brasileiras – Vale, Embraer, Natura e Randoncorp – criaram e prototiparam soluções baseadas em IA generativa para seus respectivos desafios de negócios, em um sprint de desenvolvimento de dois dias.

A empresa vencedora se classificou para a etapa América do Sul da competição, que acontecerá em modo virtual entre os dias 29 e 30 de outubro.

Os projetos foram desenvolvidos com consultoria e orientação de especialistas da SAP e de renomadas startups brasileiras.

Utilizando soluções que facilitam a prototipagem de soluções, como a plataforma de desenvolvimento SAP BTP e a solução de desenvolvimento low-code SAP Build, cada empresa identificou e endereçou um problema real de sua organização, aplicando recursos de IA generativa para criar soluções modernas e ágeis.

Durante a final do Torneio de Inovação, as duas empresas finalistas, Vale e Embraer, se apresentaram na plenária principal do SAP NOW Brazil para um painel de jurados formados pelos executivos de startups Luis Martinez (goFlux), Lucas Ferreira (Tachyonix) e Anna Prosiuk (Bankuish).

A empresa vencedora foi a Vale, que apresentou uma solução integrando o controle de manutenções com a devolução automática de sobras de insumos para incentivar a reutilização e evitar descartes desnecessários.

“Estamos convencidos da oportunidade que a IA trará para os negócios na América Latina. Atualmente, mais de 26 mil clientes em todo o mundo já utilizam inteligência artificial integrada às nossas soluções; no entanto, nosso objetivo não é apenas incorporar inteligência artificial em todo o nosso portfólio, mas ajudar clientes e parceiros de negócios a desenvolverem seus próprios casos de uso”, disse Matheus Souza, Chief Innovation Officer da SAP Latin America.

A vice-campeã, Embraer propôs uma plataforma móvel baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning criada para facilitar a gestão da qualidade nas empresas. A solução permite que o usuário possa fazer o cadastro e tratativa de ocorrências de não-qualidade de forma ágil e segura, garantindo confiabilidade dos dados e promovendo redução de custos operacionais.

Já a Natura propôs uma solução para influenciar suas consultoras de beleza a aperfeiçoarem seus pedidos, promovendo impacto socioambiental positivo em sua vida, na comunidade e no mundo, alinhado à agenda estratégica de sustentabilidade da empresa.

E, para finalizar, a Randoncorp desenvolveu uma solução de inspeção visual usando IA com o objetivo de melhorar os processos de controle de qualidade.

Claudia Sargento

Recent Posts

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago

Anatel prorroga prazo de inscrição para o P@ed

Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…

1 semana ago