SAP Sports One tem recursos ampliados com uso de inteligência artificial

A SAP, em um projeto de coinovação com os times alemães de futebol profissional Bayern de Munique e Hertha Berlim, cria um protótipo para resumo automatizado e avaliação de relatórios de scouts – os “olheiros” – baseados em inteligência artificial no SAP Sports One.

Com a ajuda da IA, responsáveis pelas decisões no setor desportivo podem, “ao toque de um botão, obter dados precisos para a tomada de decisões no recrutamento de talentos”.

Ser um scout – profissionais que buscam novos talentos e reforços e para as equipes – no mundo do futebol parece um sonho para muitos: viajar pelo país para assistir a competições de seu esporte favorito e ser pago para isso.

No entanto, ser um recrutador de talentos exige muito trabalho. Além de analisar dados estatísticos cada vez mais detalhados, como jogadores com número excessivo de partidas ou com chance de aumentar a contagem de gols, os atletas são observados ao vivo no estádio ou por meio de vídeos.

Em um clube profissional, milhares de relatórios de scouts podem ser produzidos em uma temporada.

“Tanto o desempenho atual quanto o potencial do jogador devem ser retratados com a maior precisão possível, desenvolvendo uma imagem abrangente do jogador, incluindo capacidade de trabalhar em equipe, mentalidade e outros fatores importantes”, afirma Fadi Naoum, chefe da área de Esportes & Entretenimento da SAP.

Planejadores de time e scouts conseguem o resumo desses relatórios de forma automatizada, com recursos de IA, possibilitando que a administração do clube possa tomar decisões sobre contratações com base nessas informações.

“O SAP Sports One é uma solução na nuvem completa para clubes e organizações, que apoia a digitalização da performance esportiva, gerenciando e coordenando atividades administrativas, treinamentos, gestão de elenco, scout e processos médicos”, explica Mateus Grings, consultor sênior de Esportes & Entretenimento na SAP Brasil.

A IA é usada na consolidação e no processamento direcionado de dados não estruturados, principalmente em linguagem natural.

É capaz de considerar e processar não apenas variados idiomas, mas também diferentes tipos de anotações e estilos de escrita. Por trás do componente de IA para recrutamento de talentos, há um grande modelo de linguagem (LLM, na sigla em inglês).

Esse algoritmo de aprendizado profundo pode realizar tarefas de processamento de linguagem natural (PNL, na sigla em inglês).

No Brasil, por exemplo, depois que um scout preparar relatórios manuais sobre um jogador específico em português, poderá ter o resumo gerado em idioma local para a gestão de um clube na Alemanha.

Para um futuro próximo, a SAP também pretende utilizar a tecnologia de IA para enriquecer os resultados dos relatórios de recrutamento de jogadores com informações de outras fontes, como dados de fornecedores externos.

A integração de recursos de IA com outros componentes do SAP Sports One, incluindo diagnóstico de desempenho, gestão de treinamento e análise de partidas, também está sendo planejada.

Claudia Sargento

Recent Posts

GIC Brasil anuncia contratação de Carlos Aguiar como COO

O novo responsável assume funções com o objetivo de impulsionar estratégias e acelerar o crescimento…

3 horas ago

FEBRABAN TECH 2024 debate visão do futuro dos bancos em cibersegurança

Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, tema foi apontado como prioridade estratégica para 100%…

4 horas ago

Investir em outsourcing de TI: vantagens e caminhos

Hoje, mais do que nunca, é evidente que a tecnologia é a espinha dorsal de…

6 horas ago

Veloe lança projeto de IA

A solução já possibilitou a redução do tempo necessário para operacionalizar processos internos na Veloe…

11 horas ago

CISP se moderniza com IBM Cloud

A empresa tem acesso a mais informações disponíveis para suporte aos seus clientes e maior…

1 dia ago

FCamara procura impulsionar inovação em grandes empresas

Nova abordagem é direcionada a companhias que almejam gerar mais oportunidades de negócios.

1 dia ago