Com a missão de valorizar a Engenharia e o desenvolvimento da qualidade de vida da sociedade, o Instituto de Engenharia outorga, desde 1963, o título de Eminente Engenheiro do Ano em reconhecimento aos profissionais que se destacaram em seu meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da Engenharia.
Neste ano, a homenageada é a engenheira elétrica Tânia Cosentino que, em seus quase 40 anos de experiência profissional, “desenvolveu uma carreira de sucesso, com bastante foco nos temas de sustentabilidade e diversidade e inclusão”.
Atualmente, é presidente da Microsoft Brasil que, sob sua gestão, criou em 2019 o programa Women Entrepreneurship (WE), “com foco em estimular o empreendedorismo feminino em startups de base tecnológica que tenham pelo menos uma mulher entre os acionistas da empresa”.
A Microsoft Brasil foi, por duas vezes consecutivas, em 2020 e 2021, considerada a Melhor Empresa para se Trabalhar pelo Great Place to Work e ocupa a 1ª posição no setor de tecnologia no Ranking Merco de Responsabilidade ESG Brasil de 2020 e 2021.
Com a maior parte de sua carreira em multinacionais nos setores elétrico e de automação industrial, em 2000 desenvolveu na Schneider Electric uma jornada executiva de sucesso, sendo a primeira mulher e brasileira a assumir a presidência da subsidiária da Schneider no Brasil.
Em 2013, se tornou presidente da América do Sul e, em 2018, assumiu a vice-presidência global de qualidade e satisfação do cliente.
É líder ativa dos programas HeForShe e WEP (Women Empowerment Principles), da ONU Mulheres e do Pacto Global.
*fotografia: Microsoft Brasil
A turnê de 2025 começou em Porto Alegre e vai passar ainda por São Paulo,…
Keynote speakermostrará as tendências em Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Blockchain em evento de…
O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…
Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…
Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…
Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.