Categories: Segurança

TIVIT e IBM anunciam colaboração

A TIVIT anunciou uma colaboração com a IBM, aumentando o seu portifólio de soluções para segurança digital nos seus serviços de operações de cibersegurança (SOC).

O projeto consiste na utilização do IBM Security QRadar SIEM (Segurança da Informação e Gerenciamento de Eventos) para a detecção de ameaças em tempo real e estará disponível a todos os clientes da TIVIT na América Latina.

As ameaças de cibersegurança estão cada dia mais avançadas e persistentes. Isso exige um grande esforço por parte dos analistas de segurança para avaliar e responder às várias ameaças diárias.

O novo estudo global do IBM Institute for Business Value, ‘CEO decision making in the age of AI, Act with intention’, mostra que metade dos CEOs brasileiros (49%) identifica a cibersegurança e a privacidade de dados como suas principais prioridades de negócios e para 33% deles, esses são também seus maiores desafios no próximo triênio.

A América Latina tem se tornado uma região cada vez mais visada pelos cibercriminosos. O relatório anual X-Force Threat Intelligence Index apontou que, embora a América Latina represente 12% dos ataques observados pela equipe de resposta a incidentes da X-Force, a região é a quarta mais atacada do mundo.

Brasil, Colômbia, México, Peru e Chile foram os maiores alvos. O Brasil, especificamente, foi cenário de 67% dos casos atendidos pela X-Force.

O IBM Security QRadar SIEM usa inteligência artificial para detectar desvios de comportamento de usuários e do tráfego de rede, reduzindo o tempo necessário para detecção e resposta aos ataques cibernéticos.

Além disso, a tecnologia possibilita uma monitoração individual e segura para as empresas que estiverem na plataforma. Com o IBM Security QRadar SIEM, a TIVIT proporcionará aos seus clientes “um serviço mais inteligente, ágil e eficiente, reduzindo o risco a falhas, perda de dados e interrupção dos serviços de tecnologia, causados por ataques cibernéticos”.

“Hoje, é fundamental que as empresas contem com uma estratégia de segurança proativa, baseada em ameaças e um plano bem personalizado de resposta a incidentes que também considere o impacto de um ataque sobre todos os agentes envolvidos, sejam empresas ou pessoas físicas”, diz Fábio Mucci, líder de IBM Security no Brasil.

“A interrupção do trabalho, devido a um ciberataque ou a falhas técnicas, pode custar caro em termos de perda de produção e pode causar danos aos ativos da companhia. A nova oferta da TIVIT reduz o tempo da resposta a incidentes, além de ser mais assertiva”, afirma Thiago Tanaka, diretor de Cibersegurança da TIVIT.

O projeto foi desenvolvido pelos especialistas em cibersegurança da TIVIT em conjunto com o IBM Security durante os últimos 12 meses e agora está disponível para todos os países da América Latina.

Claudia Sargento

Recent Posts

App Store interrompeu transações potencialmente fraudulentas

A Apple descobriu que, em 2023, mais de 1,7 milhão de envios de app foram…

3 dias ago

Computação de borda como ferramenta para reduzir os gargalos do transporte público

Numa sociedade cada vez mais conectada e tecnologicamente avançada, a Edge Computing surge como uma…

3 dias ago

Presidente da Anatel em audiência na Câmara dos Deputados

Carlos Baigorri defendeu uma legislação baseada em princípios para a regulação das plataformas digitais, o…

3 dias ago

SAP transforma a manufatura com Inteligência Artificial

Os insights baseados em IA a partir de dados em tempo real ajudarão as empresas…

3 dias ago

GIC Brasil anuncia contratação de Carlos Aguiar como COO

O novo responsável assume funções com o objetivo de impulsionar estratégias e acelerar o crescimento…

4 dias ago

FEBRABAN TECH 2024 debate visão do futuro dos bancos em cibersegurança

Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, tema foi apontado como prioridade estratégica para 100%…

4 dias ago