Categories: e-Commercee-Marketing

Visa apresenta tendências no setor dos pagamentos

O ano de 2022 foi, em muitos aspetos, um ano de transição. De acordo com a Visa, passámos de uma forma de trabalho totalmente remota para modelos híbridos; de uma recuperação económica crescente para uma grande incerteza económica a curto prazo, e continuamos empenhados na transição global de pagamentos em numerário para pagamentos digitais.

Ao projetar 2023, a Visa conseguiu identificar cinco tendências na forma de efetuar pagamentos:

  1. Viagens de negócios e viagens de lazer estão aumentando gastos no varejo

Ao longo de 2022, em grande parte devido à reabertura das fronteiras, existiu uma recuperação global no que diz respeito às viagens, fazendo crescer uma procura escondida, “algo que esperamos que continue a acontecer em 2023”, diz a Visa. Um estudo realizado recentemente pela marca revelou um aumento generalizado no valor médio gasto por viajante no estrangeiro entre junho e agosto deste ano, um dado relevante para o varejo.

  1. Consumidores com comportamentos mais sustentáveis

Ao voltarem a sair de casa, seja para trabalho ou para lazer, os consumidores, que hoje centram cada vez mais suas preocupações em questões como a sustentabilidade e as alterações climáticas, refletem-nas em seus comportamentos e padrões de consumo.

De acordo com um estudo da Skift e McKinsey, 40% dos viajantes a nível mundial estão dispostos a pagar até mais 2% por bilhete para viajar num avião com emissões de carbono neutras. O Recommerce está, também, a ganhar popularidade, com 69% dos consumidores (que participaram num recente inquérito da Visa) a afirmarem que escolheriam varejistas com base nas suas atividades de Recommerce.

  1. B2B prevê uma versão 3.0

A inovação na indústria de pagamentos B2B irá impulsionar outra onda de transformação digital. A partir de 2023 veremos uma versão 3.0 de Pagamentos B2B – uma versão onde a nova fronteira do comércio global B2B é totalmente digital, segura, rápida, flexível e ininterrupta.

  1. O Inverno Cripto, e os crescimentos paralelos

Os mercados cripto tiveram a sua quota-parte de volatilidade ao longo do último ano. Embora o futuro ainda seja uma incógnita, durante o atual Inverno cripto, esperamos que uma série de (pré) conceito vão embora, enquanto que outros, focados na adoção de uma abordagem ponderada e em linha com o novo desenvolvimento tecnológico, continuem a desenhar soluções Web3 significativas, tanto para empresas como para consumidores.

  1. A fraude adapta-se a um mundo ‘híbrido’

À medida que o mundo abraça cada vez mais um estilo de vida de trabalho ‘híbrido’, os burlões acompanham-no, adaptando estratégias, e encontrando novas formas de enganar os consumidores.

Claudia Sargento

Recent Posts

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago

Anatel prorroga prazo de inscrição para o P@ed

Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…

1 semana ago