Anatel participa de curso de Inteligência Artificial na Harvard Kennedy School

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) participou do curso “Liderando em Inteligência Artificial: Explorando Tecnologia e Política”, na Harvard Kennedy School, em Cambridge, nos Estados Unidos.

O conselheiro diretor Alexandre Freire,  o superintendente de outorgas, Vinícius Caram, e os servidores Thiago Vieira e Andrey Nunes participaram da capacitação.

O curso de Inteligência Artificial (IA) abrangeu vários tópicos fundamentais e avançados, preparando os participantes para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da IA no mundo moderno.

Os principais temas abordados foram os Princípios Básicos e Avançados da IA, onde os participantes exploraram desde os fundamentos até as técnicas mais avançadas de machine learning, deep learning e processamento de linguagem natural; foi também abordada a ética em IA.

Neste caso, o curso destacou a importância de projetar sistemas de IA de forma ética, abordando questões como viés algorítmico, transparência na tomada de decisões e responsabilidade social dos desenvolvedores de IA. A ética em IA é essencial para garantir que a tecnologia seja utilizada de maneira justa e equitativa.

Falou-se ainda de Aplicações Práticas e das Vantagens e Desvantagens da IA. Neste caso, abordando os benefícios da IA, como a automação de tarefas repetitivas, a análise rápida de grandes volumes de dados e a melhoria na precisão e eficiência em diversas áreas, foram equilibrados com discussões sobre os desafios, incluindo o impacto no mercado de trabalho e questões de privacidade e segurança.

A Anatel já utiliza IA para analisar consultas públicas e otimizar a coleta e interpretação de feedbacks.

Através de técnicas como processamento de linguagem natural e análise de sentimentos, a Agência pode categorizar, resumir e identificar tendências nas respostas dos cidadãos, proporcionando uma resposta mais ágil e precisa às demandas da sociedade.

Além disso, a IA está sendo empregada para analisar contribuições e impactos regulatórios, ajudando a avaliar como diferentes propostas podem afetar o mercado e a sociedade, garantindo decisões mais informadas e eficientes.

A participação no curso “é parte do contínuo esforço” da Anatel e do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi) “para se manter na vanguarda tecnológica e melhorar seus processos regulatórios”.

Essa capacitação reforça o compromisso da Agência com a inovação e com a excelência regulatória.

Claudia Sargento

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