A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) participou, na cidade do Porto (Portugal), do 14º Fórum das Comunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o tema “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o Sector das Comunicações”.
A CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor-Leste.
O conselheiro diretor da Anatel e presidente da Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ARCTEL- CPLP), Artur Coimbra, moderou o painel sobre “Comunicações e Sustentabilidade”, em que se discutiu a redução da pegada ambiental das comunicações, a relevância das comunicações na transição energética, a política de sustentabilidade dos serviços postais e a neutralidade carbônica nas comunicações.
A Anatel também foi representada pelo conselheiro diretor Alexandre Freire, que participou remotamente do painel sobre “ODS e inovação”.
Coimbra presidiu ainda à XV Assembleia Geral da ARCTEL, em que estão sendo apresentadas as principais ações regulatórias desenvolvidas pela entidade, e relatórios de grupos de trabalho.
Neste evento, o Brasil encerra a sua presidência na ARCTEL- CPLP, iniciada em 2022.
A presidência rotativa da Associação será assumida pela Agência de Regulação Multissectorial da Economia de Cabo Verde (ARME).
A delegação da Anatel chefiada por Coimbra, também participou, na terça-feira passada, da Reunião de Direção da ARCTEL- CPLP, em que foram assinados os novos estatutos da Associação.
Junto com Coimbra, também compõem a missão da Anatel em Portugal, o chefe da Assessoria Internacional da Anatel e secretário-executivo da ARCTEL- CPLP, Ronaldo Neves de Moura, a coordenadora Roberta dos Santos Pereira Hakme e o assessor do Conselho Diretor Tiago Dias Sobrinho.
O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…
Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…
Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…
Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.
A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…
Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…