O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto do Programa Mais Ciência na Escola, que será desenvolvido por meio de parceria entre o MCTI e o Ministério da Educação, para fortalecer a cultura científica dentro das escolas brasileiras.
“A única coisa que eu quero é que todos, sem distinção, meninas e meninos deste país possam ter a mesma chance de disputar as mesmas coisas”, disse o presidente Lula, durante a solenidade.
A ação tem como objetivo disseminar o letramento digital e a educação científica na educação básica, com implantação de laboratórios maker em escolas públicas, acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e alunos.
“O Programa vai oferecer uma estrutura para que a educação básica tenha mais atividades mão na massa, dando protagonismo aos estudantes para que, com orientação e compartilhamento de conteúdo de seus professores, possam desenvolver diversos projetos, inclusive criar soluções para o cotidiano de sua família, de sua comunidade, a partir do método científico”, ressaltou a ministra Luciana Santos.
Ainda na ocasião, a titular do MCTI anunciou, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a primeira Chamada Pública para implementação do Mais Ciência na Escola em mil escolas do país.
O edital vai selecionar propostas de ICTs interessadas em constituir redes estaduais do programa e implementar laboratórios maker.
A chamada pública tem como objetivo selecionar propostas de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) para constituir redes estaduais.
As propostas devem incluir planos de atividades que promovam o letramento digital e a educação científica e tecnológica para estudantes e professores da educação básica.
O programa se propõe a implantar laboratórios maker em escolas públicas, criando espaços equipados onde os estudantes podem transformar ideias em projetos colaborativos, criativos e reflexivos, promovendo o letramento digital e a educação científica pela experimentação prática.
“Nesta primeira chamada, será realizado um investimento de R$100 milhões do Programa Conecta & Capacita Brasil, com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O custo por escola será de até R$100 mil, para que sejam implementados os laboratórios, as bolsas para estudantes e professores, além de suporte para as atividades, detalhou a ministra Luciana Santos.
O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…
Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…
Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…
Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.
A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…
Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…