Brasil e Portugal fortalecem a cooperação em CT&I

Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro ministro de Portugal, Luís Montenegro, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck e a ministra da Juventude e Modernização portuguesa, Margarida Lopes, assinaram um memorando de entendimento para ampliar a cooperação e o diálogo digital entre os ministérios.

O presidente Lula ressaltou que o ato é uma grande contribuição para ampliar a discussão e estreitar as relações na área de tecnologia.

“Lançamos um Diálogo Digital para aprofundar o debate sobre inteligência artificial e outras tecnologias emergentes. Avançar na luta contra o extremismo e suas novas faces, que têm proliferado sobretudo no mundo digital, é uma urgência compartilhada”, afirmou o presidente.

“Portugal e Brasil trabalham com visões semelhantes sobre a regulação das grandes empresas de tecnologia e o combate à desinformação”, completou.

Antes da cerimônia, a ministra participou da 14ª Cimeira Luso-Brasileira, um encontro para o aprofundamento das relações bilaterais entre Brasil e Portugal, reunindo os chefes de governo e as delegações ministeriais.

Foram tratados os principais temas da cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação nas áreas de Saúde; Inovação; Oceanos; Espaço; Física Nuclear, de Partículas, Astropartículas e Cosmologia; Nanociência e Nanotecnologia; Bioeconomia e Biotecnologia; Meio Ambiente e Energia.

“Brasil e Portugal mantêm historicamente forte colaboração em ciência, tecnologia e inovação em diversos campos”, enfatizou a ministra Luciana Santos.

O primeiro ministro português, Luís Montenegro reforçou que foi um debate de sucesso: “Uma Cimeira preenchida com muito conteúdo no nosso relacionamento bilateral.”

A cooperação entre Brasil e Portugal tem o objetivo de promover atividades de pesquisa, desenvolvimento em áreas como Inteligência Artificial, segurança cibernética, governança digital, computação na nuvem, semicondutores, economia de plataforma digitais, padronização internacional em tecnologias digitais, indústria 4.0, tecnologias e aplicações em redes 5G.

Entre as iniciativas, está o incentivo à troca de experiências com relação à partilha de serviços de suporte em busca da eficiência administrativa no governo, o que inclui, além dos serviços de tecnologia da informação, atividades relacionadas à gestão de pessoas, orçamento, finanças, contabilidade, logística e administração predial, gestão estratégica, entre outras funções de suporte administrativo.

Também serão promovidos reuniões, conferências e simpósios, intercambio e formação de especialistas, partilha de informação sobre políticas digitais, projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para aplicações definidas por instituições.

O memorando também cria um Grupo de Trabalho com dois representantes do ministério português, dois representantes do MCTI e dois representantes do MGI. Eles se reunirão uma vez por ano para a definição de programas de trabalho e elaboração de relatórios das atividades.

A ministra Luciana Santos disse que tem a expectativa de realizar sua primeira reunião ainda neste ano de 2025.

Claudia Sargento

Recent Posts

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago

Anatel prorroga prazo de inscrição para o P@ed

Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…

1 semana ago