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Custo financeiro é obstáculo para brasileiros desenvolverem habilidades em tecnologia

No Brasil, estudantes e profissionais em transição de carreira ou em busca de um novo emprego querem exercer funções relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) em diferentes indústrias.

No entanto, segundo dados de um estudo IBM, a maioria afirma que não está familiarizada com as opções de carreira.

Ao mesmo tempo, cursos online e certificações digitais surgem como uma oportunidade enquanto planejam buscar novos empregos neste ano.

Estas foram algumas das descobertas globais de um novo estudo da IBM, conduzido pela MorningConsult, realizado com mais de 14 mil entrevistas com estudantes e profissionais que estejam em transição de carreira ou em busca de um novo emprego em 13 países, incluindo o Brasil.

“O estudo mostra que ainda existe uma falta de conhecimento das pessoas sobre como adquirir habilidades em STEM e seguir uma carreira nessa área”, afirma Victor Piotto, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da IBM Brasil.

“Acreditamos que é nosso papel, como empresa de tecnologia e consultoria, democratizar o acesso a esse conteúdo para apoiar os brasileiros nesse caminho e oferecer capacitação gratuita para formar futuros talentos”, continuou ainda.

No Brasil especificamente, outras descobertas do estudo incluem ainda que 60% dos profissionais em busca de um novo emprego e 67% dos que estão em transição de carreira acham que não estão qualificados para trabalhar em um emprego na área de STEM porque não possuem os diplomas acadêmicos adequados;.

Já 63% dos entrevistados se preocupam com o custo de obtenção de certificações digitais sendo que “ser capaz de continuar trabalhando enquanto obtém certificados é importante para quem está mudando de carreira”.

Por seu lado, quase oito em dez acham que os empregos STEM em todos os setores vão crescer na próxima década e o custo “é o fator mais importante quando se pensa em desenvolver habilidades e obter certificados digitais”.

Finalmente, 78% acham que “as certificações digitais são uma boa maneira de complementar a educação tradicional”.

Claudia Sargento

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