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Dia das Mães: comportamento de compra é emocional

A Gauge e a Ecglobal, empresas da Haus, apresentam uma pesquisa sobre as tendências de consumo para o Dia das Mães 2024.

A análise é resultado da soma de diversas abordagens de duas empresas da plataforma Haus: uma pesquisa quantitativa, que coletou dados por meio de um questionário aplicado a 1.001 membros de sua comunidade; uma análise de tendências de presentes, com a metodologia exclusiva Trend Index; e a avaliação da performance dos e-commerces das marcas, utilizando a metodologia CRO Index.

O projeto foi iniciado com uma análise histórica do consumo em mar aberto, especialmente no cenário pós-pandêmico, com o objetivo de detectar mudanças de comportamento e tendências que envolvem diferentes marcas e categorias.

Para validar essas conjecturas e consolidar hipóteses, foram coletados dados reais e genuínos diretamente dos consumidores, utilizando um questionário “que forneceu dados robustos e valiosos para as marcas”.

O Dia das Mães permanece sendo a data mais importante do primeiro semestre, ficando atrás apenas do Natal.

Aqui, são explorados o crescente foco em experiências emocionais e seu impacto nas expectativas dos consumidores, levando as marcas a repensarem suas abordagens de marketing e oferta de produtos.

A importância da conveniência na jornada de compra também será crucial, dada a exigência cada vez maior dos clientes, que buscam um equilíbrio entre preço e qualidade.

“O grande diferencial é consolidar a visão de múltiplas fontes, ferramentas e metodologias em insights acionáveis que trazem uma fotografia em 360º sobre tendências e mudanças de comportamento ao abordar um tema relevante como esse de forma multidisciplinar”, revela Felipe Rodriguez, CEO da Gauge.

O pagamento instantâneo ganha destaque no cenário varejista, onde conveniência e o senso de urgência determinam as decisões de compra, revela o estudo.

Essa tendência é validada quando vimos que 52% dos entrevistados preferem pagamento à vista, seja via Pix, dinheiro ou cartão de débito, 20% utilizam cartão de crédito à vista e 26% parcelam suas compras.

A busca por presentes no Dia das Mães enfrenta um desafio duplo: manter o equilíbrio entre preço e qualidade em meio a um cenário econômico volátil.

Neste sentido, através da nossa análise de expressões digitais espontâneas, vimos que 53% dos consumidores priorizam a qualidade e 41% o preço, sendo um comportamento já existente no mapeamento de 2023 e que se estabelece de forma mais incisiva.

Já 81% dos possíveis compradores pretendem pesquisar preços antes de realizar a compra, representando um total de 82% pela internet e 67% em lojas físicas, dados da Meta (2024).

Complementando essa visão, com dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) de 2023, concluímos que “cautela” é a palavra de ordem para os compradores em 2024.

A pesquisa ressalta a importância de uma experiência de compra phygital, mostrando que à medida que o consumidor compara preço através do e-commerce ele também busca ideias para o presente ideal, unindo o fator da experiência sensorial, na loja física.

Entender este consumidor e personalizar a sua jornada “é cada vez mais indispensável”, visto que o cuidado em estudar preços para um gasto planejado, personalizado e inteligente está cada vez mais fazendo parte da sua jornada: 52% dos entrevistados visitam algum site para ter ideias de presente e 45% vão a alguma loja física para buscar inspiração.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), espera-se um faturamento de R$ 7,03 bilhões nas vendas do e-commerce relacionadas ao dia.

Apesar do histórico de baixa de receita na Black Friday, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) está em retomada e a expectativa é positiva para o dia das mães, esperando um aumento de 5% nas transações até o dia 11 de maio.

Claudia Sargento

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