Categories: economiaInovação

FCamara procura impulsionar inovação em grandes empresas

A FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que transforma a adoção de jornadas digitais em valor para os negócios, anunciou sua nova “Jornada de Transformação Innovation”.

O foco são empresas de diversos níveis de maturidade em inovação que buscam aumentar a competitividade, seja por meio da modernização da operação, exploração de novos mercados, criação de produtos, serviços ou modelos de negócios.

A pesquisa Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr) da Fundação Dom Cabral e PwC, publicada em 2023, apresentou um panorama sobre os principais desafios das instituições brasileiras no processo de inovação.

O primeiro, apontado por 55% dos entrevistados, é a falta de estrutura e cultura, seguido pela falta de experiência em projetos digitais, com 28%.

O terceiro trata-se da falta de visão de um modelo de negócios, indicada por 21% dos respondentes. Enquanto, 20% têm aversão ao risco.

Com isso, Romulo Perini, líder da frente de inovação do ecossistema FCamara, sócio e CEO da Play Studio, uma empresa do grupo, explica que a “Jornada de Transformação Innovation é fundamentada em três pilares: Estratégia, Execução e Alavancas de Inovação. Sendo a primeira parte o momento de traçar um diagnóstico preciso de toda a operação, incluindo desafios, mercado de atuação, alocação de investimentos e todas as oportunidades que podem ser aproveitadas com a inovação. É neste momento que são avaliadas também as tendências tecnológicas que melhor vão solucionar os problemas da companhia”.

Já na segunda fase, “inicia-se a implementação da estratégia traçada”, o que já inclui a viabilização do projeto com testes e liberação do MVP.

Nesta etapa entra o processo de escalonar a inovação e de acompanhar a adesão e os resultados, possibilitando a aprendizagem também.

Como o objetivo dessa jornada é garantir que a inovação continue no DNA das companhias, na terceira fase a FCamara apoia no desenvolvimento da governança e infraestrutura de inovação, com regras, KPIs, treinamentos e metodologias ágeis.

“Essa abordagem pode ser utilizada para atuar na resolução de problemas estratégicos ou operacionais, conforme as necessidades de cada organização”, afirma Perini.

Claudia Sargento

Recent Posts

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago

Anatel prorroga prazo de inscrição para o P@ed

Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…

1 semana ago