Categories: economiaInovação

FCamara procura impulsionar inovação em grandes empresas

A FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que transforma a adoção de jornadas digitais em valor para os negócios, anunciou sua nova “Jornada de Transformação Innovation”.

O foco são empresas de diversos níveis de maturidade em inovação que buscam aumentar a competitividade, seja por meio da modernização da operação, exploração de novos mercados, criação de produtos, serviços ou modelos de negócios.

A pesquisa Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr) da Fundação Dom Cabral e PwC, publicada em 2023, apresentou um panorama sobre os principais desafios das instituições brasileiras no processo de inovação.

O primeiro, apontado por 55% dos entrevistados, é a falta de estrutura e cultura, seguido pela falta de experiência em projetos digitais, com 28%.

O terceiro trata-se da falta de visão de um modelo de negócios, indicada por 21% dos respondentes. Enquanto, 20% têm aversão ao risco.

Com isso, Romulo Perini, líder da frente de inovação do ecossistema FCamara, sócio e CEO da Play Studio, uma empresa do grupo, explica que a “Jornada de Transformação Innovation é fundamentada em três pilares: Estratégia, Execução e Alavancas de Inovação. Sendo a primeira parte o momento de traçar um diagnóstico preciso de toda a operação, incluindo desafios, mercado de atuação, alocação de investimentos e todas as oportunidades que podem ser aproveitadas com a inovação. É neste momento que são avaliadas também as tendências tecnológicas que melhor vão solucionar os problemas da companhia”.

Já na segunda fase, “inicia-se a implementação da estratégia traçada”, o que já inclui a viabilização do projeto com testes e liberação do MVP.

Nesta etapa entra o processo de escalonar a inovação e de acompanhar a adesão e os resultados, possibilitando a aprendizagem também.

Como o objetivo dessa jornada é garantir que a inovação continue no DNA das companhias, na terceira fase a FCamara apoia no desenvolvimento da governança e infraestrutura de inovação, com regras, KPIs, treinamentos e metodologias ágeis.

“Essa abordagem pode ser utilizada para atuar na resolução de problemas estratégicos ou operacionais, conforme as necessidades de cada organização”, afirma Perini.

Claudia Sargento

Recent Posts

Telefônica anuncia pagamento de R$200 milhões aos acionistas

Diz a empresa de telecom que terão direito ao recebimento os acionistas com posição em…

1 hora ago

Lojas Milium aceleram sua transformação digital com SAP S/4HANA

Com a nova plataforma pretende-se simplificar rotinas, reduzir atividades operacionais no backoffice e nas lojas,…

5 horas ago

Anatel faz consulta pública sobre Siscomex

Acredita-se que a integração da Anatel ao Siscomex tornará as importações de produtos de telecomunicações…

7 horas ago

MCTI e CBPF inauguram Laboratórios de Quântica e IA

Luciana Santos participou da inauguração das instalações de ponta e do lançamento da nova unidade…

3 dias ago

Apple ajuda a proteger crianças e adolescentes online

Estão incluídas novas formas de gerenciar Conta de Criança e a possibilidade de informar a…

3 dias ago

Oracle anuncia os resultados financeiros do ano fiscal de 2025

As receitas totais do ano fiscal de 2025 cresceram 8% em dólares e 9% em…

3 dias ago