A IBM anunciou uma colaboração com a Inteli e a FIAP, ambas sediadas no Brasil, e o Tecnológico de Monterrey, no México, para ajudar a cultivar talentos entre futuros desenvolvedores e impulsionar o crescimento econômico por meio do IBM SkillsBuild.
O treinamento em IA continua sendo vital. O último relatório Future of Jobs do Fórum Econômico Mundial mostra que a lacuna de habilidades continua sendo a barreira mais significativa para a transformação dos negócios e que, até 2030, 39% das habilidades atuais podem estar desatualizadas.
Além disso, pesquisa recente da IBM e da Morning Consult revela que 76% dos desenvolvedores não se consideram especialistas em IA generativa. Isso mostra “como o crescimento da IA generativa agravou a lacuna de habilidades existente entre as funções”.
Em resposta a isso, a IBM está trabalhando com as universidades por meio de uma nova estratégia para ajudar estudantes universitários e aspirantes a desenvolvedores a construir competências de IA que os ajudarão a prosperar.
Segundo o Wagner Sanchez, vice-reitor da FIAP, “a parceria com o IBM SkillsBuild reforça nosso compromisso com uma formação acadêmica alinhada às reais demandas do mercado. Ao proporcionar aos nossos alunos acesso a tecnologias de ponta, como watsonx e IA generativa, estamos preparando uma nova geração de profissionais capazes de resolver problemas complexos, inovar com responsabilidade e liderar a transformação digital com propósito.”
A CEO da Inteli, Maíra Habimorad, afirma: “A parceria reforça a essência da Inteli, que é transformar o ensino de tecnologia no país e preparar os alunos para assumirem papéis em um mercado onde a IA e outras ferramentas serão requisitos essenciais para qualquer profissional.”
Juan Arturo Nolazco, diretor do Data Science Hub do Tec de Monterrey, acrescenta: “A colaboração com a IBM reflete nosso compromisso em reimaginar a educação como um espaço onde tecnologias de ponta e rigor acadêmico convergem para servir a um propósito maior. No Tecnológico de Monterrey, acreditamos que capacitar os alunos com ferramentas como IA generativa e watsonx não se trata apenas de se manter à frente — é prepará-los para cocriar soluções para os desafios complexos que o mundo enfrenta.”
Os pontos-chave da colaboração entre essas universidades e o IBM SkillsBuild são o aprendizado prático e o desenvolvimento de projetos para solucionar desafios reais por meio do watsonx (portfólio de produtos de IA generativa da IBM) e do Granite (família de modelos de linguagem de código aberto da IBM).
Os alunos terão a oportunidade de trabalhar com especialistas da IBM e seus professores para desenvolver projetos inovadores ao longo do semestre.
Os mentores da IBM fornecerão aos alunos descritivos de problemas, incluindo alguns de clientes IBM, abrangendo diversos setores, como serviços financeiros, saúde, seguros, life sciences, manufatura, telecomunicações, marketing ou energia.
Com avanços regulatórios, combate à pirataria, planejamento estratégico do espectro e incentivo a operadoras virtuais,…
Com um total de 120 funcionários, a empresa atende clientes que processam de mil a…
Muitas empresas investem recursos financeiros e inúmeras horas de trabalho para criar suas próprias soluções…
Dentre as cinco vagas, uma é destinada a representante Entidades de Classe de Prestadoras de…
Os trabalhos apresentados pelos brasileiros abordaram desafios sociais, ambientais e tecnológicos.
A ação teve como objetivo coibir a comercialização online de produtos irregulares.