IBM tem novo roadmap para a era da computação quântica

Orquestrados por um software inteligente, os novos processadores modulares e em rede vão aproveitar os pontos fortes da computação quântica e da clássica para alcançar a vantagem quântica a curto prazo.

A IBM está anunciando o alargamento de seu roadmap para alcançar uma computação quântica prática e em larga escala.

Este roadmap detalha os planos para novas arquiteturas modulares e redes que permitem os sistemas quânticos da IBM alcançar até centenas de milhares de qubits.

Para que tenham a velocidade e a qualidade necessárias para a computação quântica prática, a IBM prevê continuar a construir uma camada de orquestração de software cada vez mais inteligente para distribuir eficientemente cargas de trabalho e evitar os desafios da infraestrutura.

O trabalho da IBM para liderar uma era de computação quântica prática irá basear-se em três pilares: hardware quântico robusto e escalável; software quântico de vanguarda para orquestrar e capacitar programas quânticos acessíveis e poderosos; e um amplo ecossistema global de organizações e comunidades preparadas para esta tecnologia quântica.

“Em apenas dois anos, nossa equipa fez um progresso incrível em nosso roadmap quântico. Executar a nossa visão está nos dando uma clara visibilidade do futuro da computação quântica e do que é preciso para chegar na era da computação quântica prática”, disse Darío Gil, Senior Vice President, Director of Research, IBM.

A IBM anunciou pela primeira vez seu roadmap quântico em 2020. Desde então, a empresa tem alcançado cada um de seus objetivos e, eles inclui-se, o IBM Eagle, um processador de 127 qubits com circuitos quânticos que não podem simular-se com exatidão de forma fiável num computador clássico, e cuja arquitetura lançou as bases para processadores com cada vez mais qubits.

Ressalvando ainda que a IBM multiplicou por 120 a velocidade para simular uma molécula utilizando a plataforma de software Qiskit Runtime, o modelo da IBM de programação e serviço de computação quântica em containers, em comparação com uma experiência anterior em 2017.

No final deste ano, a IBM espera continuar as metas previamente estabelecidas em seu roadmap e apresentar o seu processador de 433 qubits, o IBM Osprey.

Em 2023, a IBM continuará a avançar em seus objetivos de criar uma experiência de desenvolvimento sem atritos com a plataforma Qiskit Runtime e workflows construídos diretamente na cloud.