Categories: Mobilidade

Internet chegou a 90% dos domicílios brasileiros no ano passado

Em 2021, a internet já havia chegado a 90% das casas dos brasileiros.

A constatação está no levantamento “Módulo de Tecnologia de Informação e Comunicação” (TIC), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) junto com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua e agora divulgada pelo Governo brasileiro.

Em relação a 2019, quando foi feita a última pesquisa, houve aumento de seis pontos percentuais, quando 84% dos domicílios tinham acesso à rede mundial de computadores.

No mesmo período, a proporção de domicílios com internet na área rural foi de 57,8% para 74,7%, enquanto que na área urbana, subiu de 88,1% para 92,3%.

Dos cerca de 183,9 milhões de pessoas com 10 ou mais anos de idade no país, 84,7% utilizaram a internet no período de referência da pesquisa. Esse percentual foi maior entre os estudantes: 90,3%.

O IBGE constatou que, pela primeira vez desde 2016, houve alteração significativa no ranking de dispositivos mais utilizados nos domicílios brasileiros para acessar a Internet.

Em 2021, o telefone celular continuou na liderança, sendo o principal equipamento de acesso à internet em 99,5% das casas.

Na segunda posição, pela primeira vez, agora aparece a televisão, opção de acesso mais utilizada em 44,4% dos domicílios, alta de 12,1 pontos percentuais frente a 2019 (32,3%).

Já o uso dos microcomputadores caiu de 45,2% para 42,2% e se encontra na terceira posição. Completa a lista o tablet, que recuou de 12,1% para 9,9% dos domicílios, no período.

Outro destaque da pesquisa é que de 2019 a 2021, o percentual de domicílios com conexão à internet por banda larga móvel caiu de 81,2% para 79,2%, enquanto o percentual da banda larga fixa aumentou de 78% para 83,5%.

Segundo o IBGE, esse aumento do uso da banda larga fixa pode estar relacionado à crise sanitária da Covid-19, período em que as pessoas tiveram de manter o isolamento, ficando em casa, o que fez com que a banda larga móvel fosse menos utilizada.

Outro motivo pode ser a expansão do acesso na Região Norte, onde o percentual dos domicílios com acesso via banda larga fixa subiu de 54,7%, em 2019, para 70,5% em 2021.

A pesquisa constatou, ainda, que diminuiu o número de residências com aparelho de TV e com microcomputador, a presença de TV por assinatura caiu nas áreas urbanas e subiu nas áreas rurais e a quantidade de domicílios com telefone fixo continua em queda.

Claudia Sargento

Recent Posts

FEBRABAN TECH aborda novas oportunidades com a chegada do Drex

Bancos se preparam para surfar na onda da moeda digital brasileira, que deve entrar em…

14 horas ago

NICE é selecionada pela 99 para oferecer interações personalizadas em tempo real

A plataforma aproveita a tecnologia de Inteligência Artificial da NICE para capacitar os funcionários a…

15 horas ago

Trend Micro expande sua plataforma alimentada por IA

Os novos recursos visam proteger as pessoas que acessam serviços de IA generativos públicos ou…

15 horas ago

Vai nascer um Centro de Competência em Segurança Cibernética no Recife

Conhecimentos gerados no centro vão apontar novos caminhos para atender aos desafios futuros impostos ao…

21 horas ago

Anatel autoriza o início dos testes para Direct-to-Device

Esse tipo de solução ainda não está sendo oferecida de forma comercial.

2 dias ago

GEQ adota RISE with SAP

O ERP é a primeira solução SAP no grupo, que adquiriu a oferta RISE with…

2 dias ago