Categories: CiênciaInovação

Ministra se reúne com enviado da ONU para Tecnologia

A ministra da Ciência Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, se reuniu com o embaixador Amandeep Singh Gill, enviado de Tecnologia do secretário-geral das Nações Unidas, para tratar da redução das desigualdades tecnológicas e da cooperação conjunta em inovação.

Ao abrir a reunião, a ministra lembrou o compromisso do governo do presidente Lula com a redução das desigualdades, incluindo tecnológica e digital.

“Estamos afinados com a ONU e com todas as articulações dessa agenda de transformação digital, com foco inclusivo e com o objetivo de reduzir hiatos digitais. A desigualdade tecnológica é perversa e acentua ainda mais o fosso das desigualdades. Vamos atualizar nossa agenda de transformação digital”, afirmou.

A ministra citou os esforços do MCTI na agenda digital, como a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (e-Digital), que busca desenvolver o potencial das tecnologias digitais na promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável e inclusivo.

Além disso, o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) aproxima as tecnologias digitais das áreas com grande potencial de uso, como agricultura, indústria e turismo.

Durante o encontro, o embaixador Amandeep Singh Gill ressaltou que a redução das desigualdades tecnológicas contribui para a superação de outras formas de desigualdade, como a insegurança alimentar: “O conhecimento de dados e a Inteligência Artificial estão concentrados em poucos países. É preciso expandir, para que todos tenham acesso. Eles têm um papel central para acelerar mudanças e garantir prosperidade.”

O embaixador destacou ainda a importância da participação do Brasil no Pacto Digital Global a ser acordado na Cúpula do Futuro, em setembro de 2024, com o objetivo de compartilhar princípios entre governos, empresas e sociedade civil para um futuro digital aberto, gratuito e seguro para todos.

Amandeep Singh Gill defendeu ainda a formação de mão de obra qualificada para os desafios do futuro, garantindo a interlocução entre o digital e as áreas da agricultura e da saúde.

Claudia Sargento

Recent Posts

Fortaleza é a segunda parada brasileira da Trend Micro

A turnê de 2025 começou em Porto Alegre e vai passar ainda por São Paulo,…

1 dia ago

Elizabeth Bramson-Boudreau é destaque no Febraban Tech 2025

Keynote speakermostrará as tendências em Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Blockchain em evento de…

1 dia ago

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago