Categories: e-RegulaçãoLegal

Nova campanha do Movimento #FiqueEsperto já segue

Já começou mais uma campanha do Movimento #FiqueEsperto, que tem por objetivo conscientizar os consumidores sobre a importância da prevenção contra fraudes e golpes no ambiente digital.

A Anatel irá lançar o primeiro post da campanha nas redes sociais da Agência.

Até o final de maio, serão divulgados posts/textos[sobre os cuidados que o consumidor deve tomar: ao receber ligações com ofertas de produtos e serviços (telemarketing); ao receber solicitações por meio de mensagens de texto enviadas por números desconhecidos; e ao entrar em contato com canais de atendimento indicados em mensagens de texto ou ligações.

Também serão fornecidas dicas sobre leitura segura dos QR Codes e verificação de linhas pré-pagas ativas por CPF por meio do Portal de Consultas.

As campanhas do Movimento #FiqueEsperto são realizadas a cada três meses e os posts/textos com as dicas de segurança também são encaminhados via SMS e e-mail, pelas prestadoras de telefonia móvel, e divulgadas nos canais institucionais dos parceiros da iniciativa.

O #FiqueEsperto começou em outubro de 2020 dentro das ações de Fiscalização Regulatória da Anatel.

Inicialmente, foi realizada uma campanha, com duração de seis meses, para informar e alertar os consumidores sobre fraudes no ambiente digital.

Finalizado esse período, considerando a relevância do assunto, a Agência deu continuidade à iniciativa. Assim, uma ação pontual se tornou um “movimento” por meio do qual são realizadas campanhas periódicas.

O Movimento também está alinhado ao Plano Estratégico da Anatel 2023-2027, que inclui a iniciativa de zelar pela prevenção contra fraudes no ecossistema digital, cujo objetivo é promover a conscientização e a segurança digital dos usuários dos serviços e demais agentes.

Claudia Sargento

Recent Posts

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago

Anatel prorroga prazo de inscrição para o P@ed

Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…

1 semana ago