O que é necessário para criar um ecossistema parceiro de sucesso?

As necessidades dos clientes de hoje não podem ser atendidas por um único fornecedor e, pro isso, os parceiros vêm ganhando peso.

As expectativas dos clientes estão evoluindo. Cada vez mais eles têm exigido soluções e serviços especializados, mais rápidos, mais eficientes e personalizados. Por isso, as necessidades dos clientes de hoje não podem ser atendidas por um único fornecedor. Esta é uma das razões pelas quais os parceiros no ecossistema vêm ganhando um papel cada vez mais importante. 

Estudos internos mostram que, por meio da cocriação com o ecossistema, é possível alcançar uma maior aceleração dos negócios e trazer soluções para o mercado quatro vezes mais rápido. No caso de empresas de tecnologia ou transformação digital, o trabalho com parceiros refere-se ao desenvolvimento de produtos ou serviços que ajudam a resolver os desafios dos clientes corporativos. 

Para impulsionar o potencial do ecossistema parceiro, estes são três pontos-chave: 

Programas para parceiros devem ser construídos com os parceiros 

O papel de uma parceria é mais importante do que nunca quando se trata de marketing, uma vez que permite que as soluções cheguem mais rapidamente dos clientes. Ouvir as necessidades dos parceiros e fornecer as ferramentas necessárias permite criar um programa customizado que atenda o que eles estão procurando em um parceiro estratégico. Seja qual for o tamanho ou localização de um parceiro, é importante que todos vivenciem um programa integrado que lhes permita avançar em sua rota de negócios. 

Investimento no ecossistema parceiro não é apenas econômico 

Hoje, o ecossistema tornou-se uma das forças mais poderosas da tecnologia e um motor de crescimento para as empresas. Um estudo do IBM Institute for Business Value menciona que as empresas de tecnologia que investem no ecossistema podem alcançar um crescimento de 40% nas receitas. Não é novidade que, quando o ecossistema se posiciona como o centro da transformação, os resultados são surpreendentes. Em consonância com esse propósito, o investimento em seus conhecimentos, treinamentos, incentivos, recursos e em fornecer o suporte necessário, permite maximizar o potencial de suas capacidades comerciais para conquistar negócios com seus clientes. 

Parceiros valorizam transparência e simplicidade 

A transparência não é uma opção, é um imperativo nos negócios. Além disso, os parceiros estão em busca de uma experiência simplificada que lhes dê visibilidade e uma linha clara de seus lucros, a elegibilidade dos acordos e seus benefícios. Essas ações permitem uma mudança significativa na forma como trabalhamos com os parceiros, proporciona a eles um ambiente seguro e, por isso, os motiva a crescer e criar impulso para si mesmos e seus clientes.

A abordagem do ecossistema possibilita o acesso a recursos, tecnologias e competências que enriquecem as partes interessadas, permitindo que elas aproveitem sua criatividade e cocriem um valor comercial duradouro. A condução do ecossistema será cada vez mais necessária para que as empresas avancem em suas transformações. Portanto, agora é o momento de cruzar novas fronteiras com o ecossistema.

Joana Moura, Diretora de IBM Ecosystem, América Latina