Uma pesquisa da Trend Micro revela uma ampla gama de percepções e hábitos dos consumidores em relação a diferentes tipos de golpes digitais.
O Global State of Scams Report 2024, realizado em parceria com a GASA (Global Anti-Scam Alliance), elenca equívocos comuns que deixam as pessoas mais vulneráveis aos cibercriminosos.
Mais de um terço dos consumidores acredita que só podem ser vítimas de golpes on-line se compartilharem informações excessivas na internet.
No entanto, com o aumento no vazamento de dados, os criminosos têm obtido dados pessoais dos consumidores por meio de canais privados.
Com essas informações em mãos, conseguem praticar uma série de crimes, incluindo golpes, fraudes e roubo de identidade.
O estudo também mostra que 45% dos entrevistados acreditam que os golpes podem ser facilmente identificados pelos erros gramaticais ou ortográficos contidos em mensagens de texto ou e-mails.
Embora isso tenha sido uma maneira eficaz de detectar golpes no passado, os cibercriminosos agora utilizam ferramentas de IA Generativa para criar mensagens convincentes, eliminando esses sinais evidentes.
“As tecnologias têm avançado para garantir a segurança on-line, mas as pessoas precisam ter em mente que o comportamento e as escolhas de cada um na internet são igualmente importantes para a prevenção dos riscos digitais. A adoção de boas práticas, tanto por empresas como pelos cidadãos, é fundamental para se proteger e contribuir para um espaço virtual mais seguro”, destaca Flávio Silva, diretor de Tecnologia da Trend Micro Brasil.
Segundo a GASA, os consumidores perderam mais de US$ 1 trilhão em golpes no ano passado, em todo o mundo.
Apesar desse número alarmante, a pesquisa, conduzida entre 6 mil consumidores em cinco países, mostra que apenas 15% dos entrevistados discutem a prevenção de golpes com familiares ou amigos.
“Os golpes estão entre os desafios mais perigosos do mundo digital, atualmente, não apenas para os idosos, mas para pessoas de todas as idades. Estamos empenhados em abordar essa questão como prioridade e valorizamos nossa colaboração com a Trend Micro para proteger o público em geral por meio de iniciativas educacionais”, comenta Russell Slater, diretor de Parcerias Corporativas do Conselho Norte-Americano de Envelhecimento (National Council on Aging – NCOA).
Os cibercriminosos continuam utilizando técnicas cada vez mais agressivas para atingir consumidores de todas as idades ao redor do mundo. A Trend Micro está comprometida em enfrentar esse problema.
O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…
Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…
Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…
Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.
A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…
Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…