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Vivo tem lucro de R$ 1,7 bilhão no terceiro trimestre

Os indicadores financeiros da Vivo apresentam resultados consistentes e crescentes no terceiro trimestre do ano, segundo referiu a empresa.

O desempenho dos segmentos pós-pago e fibra e a gestão operacional garantiram à companhia uma receita de R$ 14,0 bilhões, um acréscimo de 7,1%.

O lucro líquido vai a R$ 1,7 bilhão, “com expressivo aumento de 13,3%” quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

A receita do serviço móvel sobe 8,8% e alcança R$ 9,2 bilhões, tendo o pós-pago como destaque, cujo faturamento cresce 10,4%, totalizando R$ 7,7 bilhões.

O faturamento fixo registra R$ 4,0 bilhões, com evolução anual de 3,6%. A fibra se consolida como vetor de crescimento e transformação do segmento e, no período, gera receita de R$ 1,8 bilhão, uma progressão de 14,0%.

Essa expansão responde positivamente à estratégia comercial da empresa em priorizar o Vivo Total – oferta convergente de pós-pago e fibra – que encerra o trimestre com 2,1 milhões de assinantes, representando 30,7% dos acessos de fibra.

A Vivo conclui o trimestre com uma base de 6,7 milhões de casas e empresas já conectadas com a tecnologia, um avanço de 12,5%.

A ampla oferta de eletrônicos, de celulares a dispositivos para casa inteligente, incrementa em 5,1% a receita de aparelhos e eletrônicos, que encerra o trimestre em R$ 856 milhões.

Destaque para as vendas de smartphones compatíveis com 5G, responsáveis por 86% dos modelos comercializados no período.

O EBITDA evolui 7,4%, chegando a R$ 5,9 bilhões, com margem de 42,4%, influenciado pelo resultado da receita de serviço móvel e pelo controle de custos. Destaque também à geração de caixa operacional da empresa que, desde o início do ano, acumula quase R$ 10,0 bilhões, um crescimento anual de 12,0% e margem de 24,2%.

Os investimentos do trimestre somam R$ 2,5 bilhões, direcionados ao reforço da rede móvel, com ênfase à expansão do 5G, presente em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes, totalizando 394 municípios.

“Nos últimos meses, aceleramos a expansão da infraestrutura, contribuindo para o crescimento da fibra e do pós-pago. A estratégia de combinar os dois serviços em uma oferta única, o Vivo Total, segue evoluindo e já ultrapassa a marca de dois milhões de assinantes. No 5G,chegamos a 57% da população coberta. Também ampliamos as opções para nossos clientes acessarem um ecossistema diversificado de serviços digitais, que inclui desde empréstimos pessoais até soluções de saúde”, ressalta Christian Gebara, presidente da Vivo.

O ecossistema digital dedicado a empresas, composto por serviços de cloud, cibersegurança, venda e aluguel de equipamentos de TI, IoT, big data e mensageria, registra, nos últimos 12 meses, faturamento de R$ 3,8 bilhões, um incremento de 16,9%, representando 6,9% da receita total da Vivo.

O agronegócio ganha destaque na estratégia comercial para o segmento corporativo e apresenta, no período, alta de 112% de sites vendidos.

Claudia Sargento

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