A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou seu novo Plano de Dados Abertos (PDA) para o período de junho de 2025 a junho de 2027.
A medida foi formalizada por meio do Despacho Decisório nº 6/2025/CGE, de 2 de junho de 2025, publicado no Boletim de Serviço Eletrônico da Agência.
O documento define as ações necessárias para o aprimoramento da política de dados abertos da Anatel, em consonância com as diretrizes da Política de Dados Abertos da Administração Pública Federal e da Estratégia Nacional de Governo Digital.
O novo plano tem como objetivos ampliar a transparência, facilitar o acesso às informações públicas e fomentar a participação social. A meta da Anatel é aumentar o percentual de dados disponibilizados em formato aberto, passando de 21,9% em 2021 para 85% até 2027, conforme previsto no Plano Estratégico da Agência.
Além da manutenção e atualização das bases já disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos, o novo PDA prevê a abertura de seis novas bases de dados.
A primeira é de Acompanhamento e Controle – PACs de Ressarcimento com informações sobre a situação, a fase, os interessados e a temática dos processos de acompanhamento de ressarcimento em trâmite na Anatel e com previsão para outubro de 2025.
A segundae de Competição – Indicadores Econômicos com dados consolidados sobre receita, investimento, tráfego, custos, despesas, margem EBITDA, carga tributária, dívidas e outros indicadores do setor de telecomunicações e previsão para dezembro desse ano.
Vai ser ainda criada a base de Textos Públicos da Anatel com Documentos públicos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), incluindo atos publicados, documentos de processos encerrados e a regulamentação vigente da Agência, igualmente em dezembro.
Nasce a base de dados de Qualidade – Selos de Qualidade e Índice de Qualidade dos Serviços (IQS) com informações sobre os selos e indicadores de qualidade dos serviços de telecomunicações, conforme o Regulamento de Qualidade da Anatel em julho de 2026; a base de dados de Outorga e Licenciamento – Estações Terrenas em Bloco (VSAT) com dados sobre estações VSAT licenciadas em bloco pela Anatel, extraídos do sistema Mosaico em outubro do próximo ano; e a de informações sobre os processos de negócio da Agência, organizados em cadeia de valor: macroprocessos, subprocessos, indicadores, alinhamento estratégico e dados correlatos no final do próximo ano.
O Plano também estabelece ações para o acompanhamento e a atualização constante dos dados, além de incentivar o uso das informações por cidadãos, empresas, pesquisadores e órgãos públicos.
A iniciativa busca estimular a criação de soluções, subsidiar pesquisas, melhorar serviços e fortalecer o controle social sobre a atuação da Anatel e o setor de telecomunicações.
Os dados abertos da Anatel podem ser acessados no Portal Brasileiro de Dados Abertos e também nos Painéis de Dados da Agência. As informações podem ser visualizadas online ou baixadas em formato CSV.
Implementação da tecnologia IBM Turbonomic já vem proporcionando economia de custos, melhoria operacional e aprimoramento…
Inovação é capaz de operar em toda a estrutura das empresas, do autosserviço ao backoffice,…
Dados bem utilizados, segurança digital e empatia no centro: três pilares essenciais para que a…
Os clientes agora podem usar o Oracle Database@AWS nas regiões da AWS na Virgínia do…
A jornada de implementações do Projeto LarcoTech marca um novo capítulo na história da distribuidora…
Equipamento era usado para aplicação de golpes por meio do envio de SMS fraudulentos.