Categories: Inovação

Apple revela o M3 Ultra

A Apple anunciou o M3 Ultra, seu chip de maior desempenho, que conta com a CPU e a GPU mais poderosas em um Mac, o dobro de núcleos no Neural Engine e a maior capacidade de memória unificada em um computador pessoal.

O M3 Ultra também vem com Thunderbolt 5 para mais do que o dobro de largura de banda por porta, acelerando as conexões “e permitindo expansão robusta”.

O chip é criado com a arquitetura de encapsulamento UltraFusion da Apple, que liga duas matrizes do M3 Max em mais de 10 mil conexões de alta velocidade que proporcionam baixa latência e alta largura de banda.

Isso permite que o sistema trate as matrizes combinadas como um único chip para fornecer enorme desempenho sem afetar o baixo consumo de energia que é líder na indústria.

A UltraFusion reúne um total de 184 bilhões de transistores, levando os recursos superiores no novo Mac Studio a níveis inéditos.

“O M3 Ultra é o auge da nossa arquitetura escalável de sistema em um chip, direcionado especificamente para quem roda apps com uso maciço de threads e largura de banda”, afirmou Johny Srouji, senior vice president of Hardware Technologies da Apple.

“Graças à CPU de 32 núcleos, enorme GPU, suporte para a maior capacidade de memória unificada já vista em um computador pessoal, conectividade Thunderbolt 5 e eficiência energética líder da indústria, não existe outro chip como o M3 Ultra”, disse ainda.

O M3 Ultra mantém o baixo consumo de energia do chip da Apple; ele tem CPU de até 32 núcleos, sendo 24 de desempenho e 8 de eficiência, para desempenho até 1,5 vez melhor do que no M2 Ultra e até 1,8 vez melhor do que no M1 Ultra.

Além disso, conta com a maior GPU em qualquer chip da Apple, com até 80 núcleos gráficos para desempenho até 2 vezes mais rápido do que no M2 Ultra e até 2,6 vezes mais rápido do que no M1 Ultra1.

A arquitetura de gráficos avançada no chip M3 Ultra inclui Dynamic Caching, Mesh Shading acelerado por hardware e traçado de raios acelerado por hardware para encarar os jogos e os processos de criação de conteúdo mais exigentes.

Um poderoso Neural Engine de 32 núcleos turbina a inteligência artificial, o aprendizado de máquina e a Apple Intelligence, o sistema de inteligência pessoal que coloca modelos generativos avançados dentro do novo Mac Studio.

Feito para inteligência artificial, o chip M3 Ultra inclui aceleradores de aprendizado de máquina na CPU, a GPU mais poderosa da Apple, Neural Engine e mais de 800 GB/s de largura de banda da memória.

Profissionais de IA podem usar o Mac Studio com chip M3 Ultra para rodar modelos de linguagem de grande escala com mais de 600 bilhões de parâmetros direto no computador, tornando-o o desktop definitivo para desenvolvimento de IA.

Claudia Sargento

Recent Posts

Oracle Database@AWS já está disponível

Os clientes agora podem usar o Oracle Database@AWS nas regiões da AWS na Virgínia do…

4 horas ago

Larco anuncia entrada da companhia em ambiente de produção com sistema SAP

A jornada de implementações do Projeto LarcoTech marca um novo capítulo na história da distribuidora…

4 horas ago

Anatel desativa quinta “ERB Fake” em São Paulo

Equipamento era usado para aplicação de golpes por meio do envio de SMS fraudulentos.

12 horas ago

Vivo garante R$ 330 milhões em JCP

O pagamento aos acionistas será realizado até o final de abril do próximo ano, mas…

1 dia ago

Núcleo lança mecanismo de busca com IA focado em leis brasileiras

Além de open source, ferramenta disponibiliza um banco de dados com todas as legislações federais…

1 dia ago

Leonardo Santos é o novo CTO da Delfia

Executivo com passagens por Dock, banQi e Zoop assume também a vertical de Novos Negócios…

2 dias ago