Categories: Indústria

Asia Shipping automatiza 90% do processo de importação com IA

A inteligência artificial no comércio exterior (Comex) já é uma realidade.

A Asia Shipping, integradora logística digital da América Latina, está automatizando suas operações de importação aérea e marítima com a ajuda da IA.

Atualmente, cerca de 90% das funcionalidades do departamento do comércio exterior podem ser automatizadas pela plataforma da Dati, startup catarinense adquirida parcialmente pela Asia Shipping.

Utilizando IA e Machine Learning, a plataforma consegue gerir e se comunicar de forma autônoma com todo o ecossistema de importação e exportação, atuando de maneira proativa e preventiva com base na análise de dados.

Incorporada aos processos da Asia Shipping, a solução é capaz de gerar follow-ups automáticos, compilar respostas, gerar checklists para emissão de invoices e BLs, emitir declarações de importação e montar KPIs de todas as operações, identificando possíveis gargalos.

Com a implantação da plataforma, a Asia Shipping economiza cerca de 80 horas por mês: “No comércio exterior, lidamos com um volume massivo de informações que precisam ser processadas e analisadas rapidamente.”

Rafael Dantas, diretor de Vendas da Asia Shipping, refere ainda que “tarefas repetitivas e demoradas, como preenchimento de documentos e verificação de registros, podem ser realizadas rapidamente, liberando os colaboradores para se concentrarem em atividades mais estratégicas”.

A plataforma também faz a diferença na conformidade e regulamentação. Com todas as informações compiladas pela IA, a plataforma é capaz de calcular todos os impostos e outros custos de qualquer operação.

Além disso, a plataforma já está preparada para a transição gradual para a Declaração Única de Importação (DUIMP), que será implementada em breve.

De acordo com o executivo, a tecnologia destaca-se por sua capacidade de integrar diferentes plataformas de fornecedores, como Forwarding ou armadores, por meio de APIs.

Com a Dati, é possível centralizar agendamentos, acompanhamento de cargas e comunicação, simplificando o processo para os clientes do início ao fim do embarque.

“Isso elimina a necessidade de entender diversos ‘trackings’ ou ‘follow ups’, pois todas as informações são automatizadas em uma única plataforma. Essa abordagem melhora a gestão da logística, desde o embarque até a entrega final, de forma mais eficaz e transparente”, complementa Dantas.

Claudia Sargento

Recent Posts

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago

Anatel prorroga prazo de inscrição para o P@ed

Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…

1 semana ago