Os consumidores de Belo Horizonte/MG, João Pessoa/PB e Porto Alegre/RS já podem ter acesso ao 5G standalone desde final de julho.
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) aprovou a antecipação da liberação do uso da faixa de radiofrequências de 3.300 MHz a 3.700 MHz (conhecida como faixa de 3,5 GHz) para essas capitais.
Com a decisão do Gaispi, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai emitir os boletos para pagamento das taxas de instalação das antenas de 5G na faixa de 3,5 GHz nessas três capitais.
Após a confirmação do pagamento pelas prestadoras da telefonia móvel, as empresas podem iniciar as operações na faixa em 3,5 GHz.
A utilização da tecnologia 5G, conforme autorizado pelo Gaispi, permite a plena aplicação das potencialidades da tecnologia, com altas velocidades de download e de upload.
O início da operação do 5G em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre só foi possível após a adaptação de estações receptoras de satélite nessas cidades.
O Gaispi acompanhou testes de coexistência do 5G com satélite, não tendo sido detectadas interferências. Todas as capitais devem estar aptas a receber o 5G até 29 de agosto.
A turnê de 2025 começou em Porto Alegre e vai passar ainda por São Paulo,…
Keynote speakermostrará as tendências em Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Blockchain em evento de…
O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…
Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…
Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…
Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.