BP Bunge Bioenergia otimiza projeções de cultura

A empresa utiliza dados ambientais e análises geoespaciais do IBM Environmental Intelligence Suite para prever variações nos rendimentos globais das colheitas.

A BP Bunge Bioenergia, empresa formada pela joint venture das operações de açúcar e álcool da BP e da Bunge, está trabalhando com a Build IT Solutions, uma parceira de negócios da IBM no Brasil, para implementar o IBM Environmental Intelligence Suite (EIS).

O objetivo é de aprimorar suas estimativas de inteligência de mercado em relação à produção global de açúcar.

A América Latina e o Caribe são regiões do mundo onde os efeitos e impactos das mudanças climáticas, como ondas de calor, diminuição da produção agrícola, incêndios florestais, esgotamento dos recifes de coral e eventos extremos de nível do mar serão mais intensos.

Além disso, na região, a agricultura representa entre 5% e 18% do PIB. Organizações de diversos setores acompanham de perto os principais indicadores climáticos para prever possíveis mudanças meteorológicas e se antecipar a riscos para suas operações no mercado global.

Assim sendo, tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial (IA) e nuvem híbrida, têm sido grandes aliadas das empresas no monitoramento de indicadores para fornecer insights ambientais de forma automatizada e otimizar a tomada de decisão.

A BP Bunge está utilizando o EIS, uma solução da IBM orientada por IA, para analisar e acessar dados climáticos em um único local, “com o objetivo de estimar tendências de produtividade e melhorar a precisão da modelagem de safras de cana-de-açúcar para o departamento comercial da organização”.

Como um dos principais componentes do IBM Environmental Intelligence Suite, a análise geoespacial fornece atualizações constantes de clima, precipitação, temperaturas mínimas e máximas, quantidade de água no solo, NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), entre outros indicadores.

São cerca de 800 camadas de dados decodificados e estruturados pela IBM e disponibilizados para acesso em qualquer lugar do mundo.

A empresa faz uso desses dados para monitorar parâmetros climáticos, “podendo, assim, aprimorar sua inteligência de mercado com estimativas mais assertivas para a produtividade diária em diferentes períodos”.

Por meio do IBM Environmental Intelligence Suite também foi possível criar um dashboard com informações customizadas para a Índia, um mercado estratégico para a BP Bunge Bioenergia, e fornecer alertas para qualquer variável específica que a empresa queira monitorar de forma automática por meio da plataforma.

“É uma das facilidades possíveis dentro da solução que dá suporte a diversas indústrias a partir das suas necessidades. Isso reforça o diferencial que aplicações impulsionadas por inteligência artificial trazem ao mercado, oferecendo versatilidade para conectar novas soluções complementares à plataforma a partir da demanda de cada organização”, explica Fernanda Borges, líder de desenvolvimento de negócios para Soluções Climáticas da IBM América Latina.