Consumidores da América Latina têm forte interesse em compras guiadas por IA

Embora o mercado varejista enfrente uma pressão crescente por conta de mudanças das expectativas dos consumidores e dos eventos econômicos, um novo estudo do IBM Institute for Business Value revela o interesse do consumidor da América Latina nas compras impulsionadas pela IA.

Apenas 3 em cada 10 consumidores da região utilizaram IA para fazer compras, mas aqueles que não o fizeram, manifestaram um grande interesse em usar a tecnologia para vários aspectos da experiência de compra, incluindo pesquisa de produtos (91%), atendimento ao cliente (88%), compra de produtos (87%) e busca de propostas (87%).

O terceiro Estudo sobre o Consumidor, intitulado “Revolutionize retail with AI everywhere: Customers won’t wait” – que pesquisou cerca de 20.000 consumidores no mundo, incluindo a América Latina –, revelou que a inflação pode desempenhar um grande papel nas perspectivas comerciais da região, com quase 7 em 10 consumidores alegando que a inflação impactou suas formas de comprar e 64% indicando que o preço é uma das principais razões pelas quais eles mudam de lojas ou marcas.

Adicionalmente, 94% dos consumidores expressaram que não estão plenamente satisfeitos com a experiência de compra online e propõem melhorias, como implementar uma maneira mais fácil de encontrar rapidamente o produto a ser comprado e ter acesso a mais informações sobre os itens.

“Em meio aos desafios econômicos na região, o estudo destaca as oportunidades do setor de integrar IA às experiências de compras, tanto digitais quanto presenciais, para atender às demandas e aos desafios do consumidor”, afirma Carlos Capps, líder dos setores de varejo, consumo, saúde e agro da IBM Consulting na América Latina.

“Alavancando os avanços da IA e da IA generativa, os varejistas podem conduzir uma nova era de comércio, criando experiências inovadoras e intuitivas, personalizadas, eficientes, e sem atrito”, disse ainda.

Claudia Sargento

Recent Posts

Oracle Database@AWS já está disponível

Os clientes agora podem usar o Oracle Database@AWS nas regiões da AWS na Virgínia do…

6 horas ago

Larco anuncia entrada da companhia em ambiente de produção com sistema SAP

A jornada de implementações do Projeto LarcoTech marca um novo capítulo na história da distribuidora…

7 horas ago

Anatel desativa quinta “ERB Fake” em São Paulo

Equipamento era usado para aplicação de golpes por meio do envio de SMS fraudulentos.

15 horas ago

Vivo garante R$ 330 milhões em JCP

O pagamento aos acionistas será realizado até o final de abril do próximo ano, mas…

1 dia ago

Núcleo lança mecanismo de busca com IA focado em leis brasileiras

Além de open source, ferramenta disponibiliza um banco de dados com todas as legislações federais…

1 dia ago

Leonardo Santos é o novo CTO da Delfia

Executivo com passagens por Dock, banQi e Zoop assume também a vertical de Novos Negócios…

2 dias ago