Categories: e-Commercee-Marketing

Empresas brasileiras venderam mais pela Internet

Entre 2019 e 2021 – período marcado pela emergência da pandemia COVID-19 – a proporção de empresas brasileiras que comercializaram produtos e serviços online cresceu de 57% para 73%.

Os dados fazem parte da 14ª edição da pesquisa TIC Empresas, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o levantamento mostrou que entre os pequenos negócios com até 49 pessoas ocupadas a porcentagem dos que venderam pela Internet subiu de 57% para 74% durante o período.

Nas empresas médias a elevação foi de 58% para 67%, e nas de grande porte, de 52% para 68%.

O estudo mostrou, ainda, que entre as empresas que venderam pela Internet, os aplicativos de mensagens como o WhatsApp estiveram entre os principais canais utilizados (78%), sendo maior sua utilização entre as pequenas empresas (80%).

Já entre as empresas grandes o uso de aplicações de mensagens aparece em menor proporção (54%), com preferência por canais mais tradicionais, como o e-mail (71%) e o website da empresa (55%).

O meio de pagamento mais utilizado pelas empresas para vender pela Internet foi o Pix, indicado por 82% das companhias entrevistadas. Entre os pequenos negócios a proporção foi de 83%.

Claudia Sargento

Recent Posts

IBM e SAP aprofundam parceria para impulsionar a inovação com IA

IBM Consulting e SAP visam acelerar a transformação habilitada por RISE with SAP, apoiando os…

9 horas ago

Anatel premeia TIM em reconhecimento pela acessibilidade de seus serviços

A Vivo também foi reconhecida pelos seus esforços, prestadora ficou em segundo lugar no Prêmio…

11 horas ago

SESI e Microsoft celebram acordo de cooperação técnica

Parceria inclui a implementação de ferramentas como Inteligência Artificial no ensino e migração de parte…

17 horas ago

FEBRABAN TECH aborda novas oportunidades com a chegada do Drex

Bancos se preparam para surfar na onda da moeda digital brasileira, que deve entrar em…

1 dia ago

NICE é selecionada pela 99 para oferecer interações personalizadas em tempo real

A plataforma aproveita a tecnologia de Inteligência Artificial da NICE para capacitar os funcionários a…

1 dia ago

Trend Micro expande sua plataforma alimentada por IA

Os novos recursos visam proteger as pessoas que acessam serviços de IA generativos públicos ou…

1 dia ago