Decorreu a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da FINEP, instituições vinculadas ao MCTI, participando na mesa redonda “Política de Ciência, Tecnologia e Inovação”.
No debate, o presidente do CNPq/MCTI, lembrou que o país precisa ter um plano de investimento em tecnologias nacionais “para garantir o desenvolvimento e a soberania”.
Segundo ele, a pandemia da Covid-19 “expôs a dependência do país em insumos internacionais para a produção de testes diagnósticos e imunizantes”, por exemplo.
O dirigente também apontou que os países desenvolvidos “possuem mecanismos para investir em C&T”.
Já o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FINEP/MCTI afirmou que, nos últimos anos, a empresa “apostou em ações de gestão e avaliação de investimentos para enfrentar os desafios do orçamento e poder direcionar recursos para ações inovadoras em todos os níveis de maturidade”.
O representante da FINEP/MCTI também citou os investimentos realizados dentro das ações emergenciais da pandemia para a fabricação de respiradores, testes diagnósticos e melhoramento de laboratórios para o nível de biossegurança 3 (NB3), que são mais preparados para pesquisar vírus como a Covid-19.
Mais ações que receberam investimentos da FINEP foram o programa Centelha, os ambientes de inovação, ambientes controlados e salas limpas, programa Antártico, e as iniciativas na Amazônia, Salas MCTI e a Torre Atto.
Os representantes das vinculadas do ministério também responderam a questões do público sobre investimentos em ciências humanas, meio ambiente e políticas de Estado.
A turnê de 2025 começou em Porto Alegre e vai passar ainda por São Paulo,…
O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…
Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…
Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…
Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.
A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…