Categories: Uncategorized

IBM e L’Oréal criam modelo de IA para cosméticos sustentáveis

A IBM e a L’Oréal anunciaram uma colaboração para alavancar a tecnologia e a experiência de inteligência artificial generativa (GenAI), com o objetivo de descobrir novos insights em dados de formulação cosmética, facilitando o uso de matérias-primas sustentáveis para redução de desperdício de energia e suprimentos.

Esta iniciativa exclusiva desenvolverá um modelo de base de IA personalizado, projetado para aumentar a capacidade das equipes de pesquisa e inovação da L’Oréal a fim de atingir “desempenho e satisfação extra do consumidor em todas as categorias de cosméticos e em todo o mundo”.

Acredita-se que o modelo de base da formulação seja “o primeiro do gênero na indústria, redefinindo a inovação em IA na intersecção entre beleza, química e tecnologia“.

A colaboração combina a experiência da L’Oréal em ciência cosmética com as tecnologias de inteligência artificial da IBM para descobertas científicas, para desbloquear um futuro em que a ciência e a tecnologia podem informar ou ajudar a priorizar soluções que sejam ecologicamente responsáveis e inovadoras.

Para preservar os recursos naturais, é fundamental explorar materiais renováveis e de origem sustentável.

Este esforço contribuirá para ajudar a meta da L’Oréal For the Future de obter a maioria de suas fórmulas de produtos baseadas em materiais de origem biológica e/ou na economia circular até 2030.

“Como parte do nosso Programa de Transformação Digital, esta parceria ampliará a velocidade e a escala do nosso pipeline de inovação e reformulação, sempre alcançando padrões mais elevados de inclusão, sustentabilidade e personalização em nossos produto”, afirma Stéphane Ortiz, chefe de Inovação & Desenvolvimento de Produtos – L’Oréal Research & Innovation.

“Com base em anos de experiência única em ciência da beleza e estruturação de dados, esta importante aliança com a IBM está abrindo uma nova era para nosso processo de inovação e desenvolvimento”, disse Matthieu Cassier, diretor de Transformação Digital da L’Oréal Research & Innovation.

A criação deste modelo de IA usará um grande número de formulações e pontos de dados de componentes para acelerar múltiplas tarefas a serem executadas pela L’Oréal, incluindo a formulação de novos produtos, reformulação de cosméticos existentes e otimização para produção em escala — ferramentas que equiparão melhor os 4 mil pesquisadores da L’Oréal em todo o mundo nos próximos anos.

Além disso, a IBM Consulting apoiará a L’Oréal em seu objetivo de repensar e redesenhar o processo de descoberta de formulações.

Entender o comportamento dos ingredientes renováveis em fórmulas cosméticas ajudará a L’Oréal a desenvolver linhas de produtos mais sustentáveis, com maior inclusão e personalização para seus consumidores ao redor do mundo.

Modelos de base são um tipo de modelo de IA treinado em um amplo conjunto de dados não rotulados, capazes de executar diversas tarefas e aplicar informações de uma situação a outra.

Esses modelos avançaram significativamente no campo da tecnologia de processamento de linguagem natural (PLN) nos últimos anos em áreas como química, séries temporais e modalidades geoespaciais.

Claudia Sargento

Recent Posts

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago

Anatel prorroga prazo de inscrição para o P@ed

Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…

1 semana ago