Categories: GestãoSkills

Jovens pesquisadores brasileiros conquistam premiações

Jovens pesquisadores brasileiros foram premiados na Regeneron International Science and Engineering Fair (Isef) 2025, a maior feira de ciência e engenharia pré-universitária do mundo.

Nesta edição, cinco equipes brasileiras foram premiadas. A competição distribuiu aproximadamente US$9 milhões em prêmios, incluindo bolsas de estudo, estágios em centros de pesquisa e viagens de campo.

O Brasil enviou uma delegação composta por 28 estudantes, selecionados por feiras científicas nacionais. 15 dos representantes brasileiros garantiram vaga na Regeneron ISEF através da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que ocorre anualmente em São Paulo, na Universidade de São Paulo (USP).

Os outros 13 alunos foram selecionados pela MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), realizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Os trabalhos apresentados pelos brasileiros abordaram  desafios sociais, ambientais e tecnológicos.

A Regeneron International Science and Engineering Fair (Isef) é a mais importante feira internacional de ciências e engenharia voltada para estudantes pré-universitários, realizada anualmente nos Estados Unidos e reunindo jovens talentos de aproximadamente 60 países.

A participação brasileira na ISEF reafirma a relevância das feiras científicas como instrumentos de incentivo à pesquisa na educação básica e de formação de novos talentos.

O evento internacional proporciona intercâmbio cultural, networking com cientistas de diversos países e acesso a oportunidades que vão além das fronteiras acadêmicas.

Para a maioria dos participantes esta foi a primeira oportunidade de fazer viagem internacional, na qual os estudantes puderam  ter contato com a diversidade cultural e também com a qualidade dos trabalhos.

“Foi possível ver, no brilho dos olhos e nos discursos das equipes que participaram da ISEF, o quanto essa experiência estimula a continuidade para fazer uma iniciação científica na graduação, para seguir uma carreira científica, para buscar fazer novos trabalhos”, contou a coordenadora-geral de Popularização da Ciência e Tecnologia do MCTI, Luana Bonone.

Para Bonone, a participação de jovens é uma política fundamental para o estímulo à carreira científica, de desenvolvimento de talentos e de construção de talentos.

Claudia Sargento

Recent Posts

MCTI investe R$ 656 milhões em parques tecnológicos

Iniciativa conecta universidades, empresas e setor público para soluções inovadoras.

7 horas ago

Microsoft alerta sobre ataque a software de servidor

O FBI afirmou que está trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros federais e do…

12 horas ago

Bemol moderniza gestão de despesas com SAP Concur

A empresa encontrou na tecnologia uma aliada estratégica e utilizando o SAP Concur, modernizou sua…

1 dia ago

Anatel revisa regras para fortalecer conformidade e segurança em telecom

Objetivo é assegurar que os produtos utilizados no setor atendam a padrões técnicos e requisitos…

1 dia ago

Primeiro emprego na era da inteligência artificial: como se destacar no mercado atual?

Ferramenta vem transformando as profissões e recrutadores buscam por novas competências.

2 dias ago

Afiliadas Globo adotam ferramenta de automação da IBM

Implementação da tecnologia IBM Turbonomic já vem proporcionando economia de custos, melhoria operacional e aprimoramento…

5 dias ago