Categories: Uncategorized

Mercado de tecnologia no Brasil vai gerar 797 mil vagas até 2025

A capacitação e formação de profissionais para o setor de tecnologia foi tema de reunião entre o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, e representantes da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais.

De acordo com levantamento da associação, o mercado de tecnologia no Brasil vai gerar 797 mil vagas de emprego até 2025.

No encontro, o secretário Inácio Arruda reforçou que o governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), busca o diálogo com o setor produtivo para estabelecer projetos e ações que resultem na formação profissional para a área de TIC: “A gente precisa reunir setor público e empresas para estabelecer uma jornada contínua para os próximos anos que dê resposta a essa defasagem de capacitação.”

A média é de 150 mil empregos gerados por ano no Brasil pela área de tecnologia, revelou o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Brasscom, Sergio Sgobbi, durante a reunião em formato virtual.

Outro dado do estudo, segundo ele, mostra que a remuneração dos profissionais de TIC é 2,9 vezes maior do que a média de trabalhadores de outros setores.

“Faltam trabalhadores para as vagas que vão ser disponibilizadas no setor de tecnologia. Nesse sentido, a Brasscom está iniciando jornadas até 2030 pensando em como as tecnologias podem alavancar o Brasil nos níveis regional e global”, afirmou Sérgio Sgobbi.

Uma dessas ações é a “Jornada de Talentos: Competitividade do Ambiente e Inclusão”, que prevê a formação de talentos em TIC em grande escala em todo o país, em articulação entre governo, setor privado e terceiro setor.

A diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, destacou que o ministério vai atuar na formação em TIC por meio do Programa Conecta e Capacita, que conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A Brasscom conta com mais de 80 empresas de TIC e de tecnologias digitais associadas com sede no Brasil e em vários países do mundo, com diferentes modelos de negócios.  A associação promove o setor junto aos atores públicos e privados e entidades representativas, propagando tendências e políticas públicas que buscam o crescimento do mercado.

Claudia Sargento

Recent Posts

Fortaleza é a segunda parada brasileira da Trend Micro

A turnê de 2025 começou em Porto Alegre e vai passar ainda por São Paulo,…

22 horas ago

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago