Categories: Mobilidade

Novo Serviço de Localização de Emergência está em operação no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com as operadoras de telefonia, os principais sistemas operacionais de smartphones do país e serviços de emergência, lançou um novo recurso que tem por objetivo aumentar a rapidez, precisão e eficiência na hora de salvar vidas.

A nova tecnologia permite o envio com precisão da localização de usuários de dispositivos Android e iOS durante chamadas para números como 190 (polícia), 192 (serviço médico) e 193 (bombeiros) ou qualquer outro serviço de emergência que esteja apto a receber essa informação.

Atualmente, há uma solução em funcionamento que utiliza dados das antenas de celular para fornecer a localização. Com o lançamento do novo recurso, “espera-se aumentar a efetividade no atendimento às chamadas de emergência”.

A tecnologia Advanced Mobile Location (AML), amplamente adotada em outros países, calcula a localização do usuário por meio de dados de redes Wi-Fi, GPS, torres de celular e sensores integrados ao dispositivo, garantindo precisão superior às tecnologias baseadas apenas em antenas de telefonia.

O serviço é integrado ao sistema operacional Android (versão 5.0 ou superior) e iOS (versão 18.2 ou superior) e funciona de forma automática, sem a necessidade de aplicativos adicionais ou ações do usuário.

Para garantir a privacidade, a funcionalidade compartilha informações apenas durante situações de emergência e não armazena os dados compartilhados.

A disponibilização do recurso é fruto dos trabalhos conduzidos no âmbito do SGT-LOC, subgrupo do Grupo Técnico de Suporte à Segurança Pública (GT-Seg), no qual uma das atividades é o estudo e desenvolvimento de meios de fornecer a localização do usuário às autoridades de segurança pública, em situações de emergência.

Segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, “o novo recurso disponibilizado pelo Serviço de Localização de Emergência demonstra o compromisso da Anatel e de nossos parceiros em salvar vidas, utilizando a tecnologia para garantir respostas mais rápidas e precisas nos momentos em que cada segundo conta”.

*Foto: Anatel

Claudia Sargento

Recent Posts

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago

Anatel prorroga prazo de inscrição para o P@ed

Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…

1 semana ago